in

Unity 8 com Mir está sendo empacotado para o Debian

Suporte X11 da Mir sendo feito a partir de testes

O desenvolvedor do Debian Mike Gabriel, em cooperação com os desenvolvedores do UBports que continuam a manter o Ubuntu Touch e o Unity 8, estão trabalhando para oferecer pacotes do Unity 8 (e, por sua vez, Mir) no Debian.

Unity 8 com Mir está sendo empacotado para o Debian

Com o suporte ao desktop Unity 8 sendo revivido adiante e com o Debian sem um bom ambiente de desktop para o Debian em tablets, os pacotes Unity 8 e Mir estão sendo preparados para o Debian upstream. Por sua vez, isso também ajudará os derivativos do Debian que desejam oferecer o Unity 8 como uma opção no futuro.

Unity 8 com Mir está sendo empacotado para o Debian

O Unity 8 exige que Mir seja o compositor (agora baseado em Wayland).

Unity 8 com Mir está sendo empacotado para o Debian

Mais detalhes sobre este trabalho de empacotamento do Unity 8 e Mir para Debian podem ser encontrados no blog de Mike Gabriel.

Por que Unity8? Devido ao seu recurso convergente de área de trabalho: Apenas uma base de código, utilizável em um telefone, tablet e desktop. Atualmente, o Unity8 é muito bem testado no telefone Ubuntu e em vários tablets. A implementação da área de trabalho está um pouco atrasada, mas isso também será alterado em breve.

Por que Unity8 para Debian? Porque não há uma solução realmente boa para tablets no Debian no momento.

Por que o Unity8 para derivados Debian? Carregar software para o Debian é sempre a melhor escolha para trazer software para outras distribuições que são derivadas (por exemplo, assim como o Ubuntu), avalia Mike.

Suporte X11 Mir sendo testado

O suporte ao cliente X11 para o Mir que utiliza o XWayland está se aprimorando em seu status “experimental”.

A próxima versão do Mir promoverá o suporte para a capacidade de executar o software X11 tradicional, mantendo-o estável, e não sob a bandeira experimental em que ele está. Por sua vez, será tão fácil quanto configurar a opção –enable-x11 para ativar o suporte ao X11.

Por quase dois anos, os desenvolvedores do Mir vêm trabalhando neste suporte X11, que é alimentado pelo XWayland, e agora está finalmente em boa forma.

O desenvolvedor do Mir, Alan Griffiths, compartilhou essa conquista no discourse.ubuntu.com

Nosso conjunto de testes de conformidade com Wayland agora está disponível no Debian sid 7  . Isso faz parte de um esforço de Mike Gabriel (sunweaver) em associação com o UBports 2  para empacotar o desktop Unity8 para o Debian 7  . Entre os outros pacotes sendo enviados, está o Mir 1.7.0 8  mais recente, declarou Alan.

Da mesma forma, lá ele também transmitiu as notícias sobre o Unity 8 e Mir chegando ao repositório de pacotes Debian.