unity-8-disponivel-como-instalar-ubuntu-18-04-lts-ubuntu-16-04

O Unity 8 foi descontinuado pela Canonical no ano passado, foi decidido que o Unity encerraria a sua jornada devido a desistência da Canonical, o ambiente foi muito apreciado depois de algum tempo após o seu primeiro lançamento, mas a grande novidade esta só começando. A comunidade UBports pegou o código disponível e resolveu dar continuidade por sua conta e risco, e parece que agora é possível ter uma qualidade visível do Unity sendo executado no Ubuntu 18.04 LTS. Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre o Unity 8 UBports e também como instalar o Ubuntu 16.04 LTS e Ubuntu 18.04 LTS.

Anteriormente, tínhamos falado sobre o projeto Yunit, tudo começou bem, muitos testes foram feitos, a comunidade Ubuntu parou para ajudar a testar, mas parece que nada saiu como esperado, no fim, sobraram muitos erros, muitos problemas e poucas pessoas para ajudar.

E aí chegou a hora de entregar o que já existia do projeto Yunit para as mãos da comunidade UBports, e não é que o resultado foi outro. Agora todo o código esta em posse do UBports e já é possível ter um ambiente sem tantos erros e grandes falhas, mas tudo é uma compilação inicial e muitas novidades devem vir por aí, a comunidade UBports esta entusiasmada em entregar um ambiente funcional e com a qualidade esperada.

A primeira compilação do Unity 8 está disponível apenas para o Ubuntu 18.04 LTS, inclusive o Wayland e o Mir entraram na rota de testes, e devem ser um dos focos do desenvolvimento, vale lembrar que o Mir em sua versão 0.30 ainda é desenvolvida pela Canonical. A ideia é lançar o Unity 8 antes do lançamento final do Ubuntu 18.04 LTS, mas é notório que a ideia é boa, e torcemos para que seja possível entrar o ambiente o quanto antes.

Todos os usuários podem entrar em contato com o time de desenvolvedores do Unity 8 UBports para o Ubuntu 18.04 LTS, eles possuem um grupo no Telegram, em inglês obviamente, e você pode clicar no botão convite e entrar no grupo, o botão esta no final do post.

A NET possui uma das internets mais estáveis e rápidas do país. Acesse o site Telefone NET e conheça as promoções e pacotes disponíveis para você.

Confira abaixo o Unity 8 UBports que foi instalado no Ubuntu 16.04 LTS, este vídeo foi lançado em dezembro de 2017, muita coisa avançou, mas serve para termos uma noção de como o ambiente funciona.

Como instalar o Unity 8 UBports no Ubuntu

unity-8-disponivel-como-instalar-ubuntu-18-04-lts-ubuntu-16-04

Se você quer instalar o Unity 8 UBports no Ubuntu, você deve ter no mínimo o Ubuntu 16.04 LTS ou o Ubuntu 18.04 LTS, a ideia é lançar o Unity 8 para o Ubuntu 18.04 LTS. Mas, tenha cuidado, os aplicativos que precisam do X11 não devem funcionar por enquanto nesta versão, então antes de instalar saiba disso, além de que é um versão para testes e não deve ser instalado em uma máquina de produção.

Em resumo, saiba que você terá um ambiente novo, o Unity 8 todo polido, mas pode ser que algumas aplicações populares, não funcionem ainda nele. Os aplicativos que devem funcionar o Unity 8 UBports são os que foram desenvolvidos para o Ubuntu Touch, para instalar o Unity 8 UBports no Ubuntu 18.04 LTS ou Ubuntu 16.04 LTS execute os comandos abaixo.

bash <(curl -s https://raw.githubusercontent.com/ubports/unity8-desktop-install-tools/master/install.sh)

O comando que citamos acima você deve executar no terminal, o comando vai baixar um script de instalação e em seguida o processo de instalação do Unity 8 UBports deve ser iniciado, lembre-se de ter uma conexão estável, e aguardar o tempo de transferência dos pacotes.

Após a instalação do Unity 8, volte encerre a sessão do Ubuntu e em seguida na tela de login, escolha a opção Unity 8, quando fizer o teste, não esqueça de nos informar nos comentários deste post se o Unity 8 esta usável ou se encontrou algum erro.

Grupo Telegram – UBports Unity 8 Site do Unity 8

Como instalar Privoxy no Ubuntu, Debian e derivados

Previous article

Como Exibir Asteriscos Ao Digitar a Senha no GNU/Linux

Next article

You may also like

More in Notícias