in

URGENTE: Apple aprova por engano malware para execução em Macs

A informação já circula na mídia internacional e chegou para nós através de um relatório de uma empresa de segurança!

O relatório foi divulgado por dois pesquisadores já conhecidos, o Patrick Wardle e Peter Datini. segundo eles, a Apple aprovou por engano o malware para execução em Macs, chamado de Shlayer. Ocorre que o malware estava muito bem disfarçado de suposta atualização do Adobe Flash, e tem causado dor de cabeça para muitos usuários.

Segundo a Kaspersky, uma empresa com foco em ameaças gerais na internet, o Shlayer é uma ameaça comum, o software consegue fazer download de trojans que se espalham pelo computador. Neste caso, o software instala vários adwares e que costuma causar dor de cabeça pois são difíceis de remover do computador infectado, neste caso o Mac.

O que pode acontecer agora aos Macs?

Como o software falso foi aprovado pela Apple, ou seja, ele passou pelo crivo do Gatekeeper, que analisa todos os softwares que são submetidos ao mundo da Apple, o software pode ser executado com toda tranquilidade. Dito isso, o falso programa recheado de trojan, vai poder infectar os computadores Macs sem barreiras.

Segundo com Wardle, o problema afeta todos os Macs, inclusive o que vão ser lançados neste ano. A Apple inicialmente revogou o reconhecimento (aprovação) do aplicativo com malware para Macs após um alerta de Wardle. No entanto, os agentes mal-intencionados voltaram logo em seguida com uma nova carga que mais uma vez passou no processo aprovação da Apple. A gigante agora afirma que bloqueou essa segunda tentativa, evitando que o malware seja executado em Macs no futuro.

Em um comunicado ao TechCrunch , a empresa disse: “Ao saber desse adware, revogamos a variante identificada, desabilitamos a conta do desenvolvedor e revogamos os certificados associados. Agradecemos aos pesquisadores por sua ajuda em manter nossos usuários seguros”.

Por ora, não há informações se houve novas tentativas de envio de softwares falsos. Porém, a Apple já está ciente do problema e já identificaram a falha na validação no processo. Acreditamos que em breve a Apple deva fazer um novo comunicado deixando público os ajustes que foram realizados.

A empresa já está trabalhando para resolver as questões, e esperamos que a gigante faça uma varredura para identificar possíveis outros softwares que tenham sido aprovados pela Apple com outros malwares para Macs.

Apple é a empresa mais valiosa do mundo (US$ 2 trilhões)