Take a fresh look at your lifestyle.

Usando Wine para executar jogos do Windows no Linux

O Wine é uma camada de compatibilidade do Windows de código aberto que permite que você execute os softwares do Windows diretamente na área de trabalho do Linux.

Mais e mais pessoas estão mudando para o Linux. Por quê? Talvez eles busquem refúgio dos sistemas operacionais proprietários. E o Linux está se tornando mais acessível, em parte porque pode fornecer muito do que o Windows pode oferecer.

Muitos aplicativos possuem alternativas no Linux. O Microsoft Office, por exemplo, pode ser substituído pelo LibreOffice. Há também milhares de jogos disponíveis para Linux na Steam, e esse número está aumentando o tempo todo.

No entanto, os usuários do Windows ainda podem precisar de um aplicativo que não está disponível no Linux ou desejam jogar um jogo que não tenha uma versão para Linux. Nesses casos, eles podem usar o Wine para executar os programas Windows que ainda precisam.

Instalando e Usando o Wine

O Wine é uma camada de compatibilidade do Windows de código aberto que permite que você execute os softwares do Windows diretamente na área de trabalho do Linux. Não é um emulador, nem é um virtualizador. O Wine simplesmente lhe dá compatibilidade para executar o software Windows sem executar o Windows.

Para instalar o Wine no Ubuntu, simplesmente abra o terminal e digite o comando:

sudo apt install wine-stable
Alternativamente, você pode procurar por “Wine” usando o instalador de software. Clique em “instalar” depois de encontrá-lo.
Uma vez instalado, você pode baixar arquivos .exe e executá-los através do Wine. Isso permitirá que você jogue jogos do Windows em seu Linux.

Você deve sempre usar o Wine?

Vale a pena notar que o Wine não é sempre a melhor opção, pois você pode encontrar bugs ou problemas de performance ao jogar alguns jogos. Outros provaram rodar bem. “World of Warcraft”, por exemplo, é apreciado por muitos jogadores usando Linux e Wine.

Às vezes, é uma boa idéia buscar alternativas do Linux para aplicativos ou jogos primeiro. Se você não conseguir encontrá-los, veja se os jogos que você está procurando possuem opções de reprodução instantânea sem necessidade de download.

Por exemplo, você pode jogar poker online no 888.com visitando o site. Será aberta uma nova janela que permite que você jogue todos os melhores jogos disponíveis, como Texas Hold ‘Em e Omaha poker. Isso é possível através de um navegador de internet, sem um download.

Se não houver aplicativos Linux alternativos ou versões de reprodução instantânea, você deve usar o Wine para jogar jogos do Windows. Você pode verificar o banco de dados do aplicativo Wine para obter informações sobre como os jogos e aplicativos individuais serão executados e para todos os ajustes que você precisa para fazê-los funcionar bem.

Há também uma maneira mais fácil de jogar jogos do Windows no Linux usando o Wine. Baixe o aplicativo PlayOnLinux. Este programa oferece vários ajudantes para baixar e instalar jogos de forma simples. Você pode obtê-lo procurando por ele em sua ferramenta de software ou usando o terminal. Para instalar no Ubuntu, execute o seguinte comando no terminal:

sudo apt install playonlinux

Existem várias outras maneiras pelas quais você pode jogar jogos do Windows no Linux, inclusive usando uma máquina virtual para executar o Windows em sua área de trabalho ou usando um sistema de inicialização dupla para que você possa executar o Windows como um sistema operacional separado quando você reiniciar. No entanto, usar o Wine é um método eficaz para muitos jogos, e o uso do PlayOnLinux facilita muito. Aproveite o seu jogo!

Fonte NoobsLab
Comentários