USB4 v2.0 dobra desempenho

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O USB Implementers Forum anunciou nesta semana a especificação USB4 v2.0 que permite velocidades de transferência USB de até 80 Gbps em conexões USB Type-C. Portanto, segundo a divulgação, o novo USB4 v2.0 dobra desempenho.

O USB-IF anunciou a especificação USB4 Versão 2.0 para duplicar a largura de banda agregada máxima do USB, aproveitando a sinalização PAM3 e permitindo o uso de cabos passivos Tipo C de 40 Gbps existentes, além de introduzir novos cabos ativos USB Tipo C de 80 Gbps. 

USB4 v2.0 dobra desempenho

Como alternativa, a especificação atualizada permite a configuração de até 120 Gbps em uma direção e 40 Gbps na outra direção, como para telas de última geração e outras configurações que não precisam de largura de banda igual.

O USB4 Versão 2.0 mantém a compatibilidade com as versões USB existentes. O USB4 Versão 2.0 também faz outras alterações conforme descrito no comunicado à imprensa.

A nova especificação USB4 Versão 2.0 pode ser baixada em USB.org.

AMD desenvolve nova tecnologia de iluminação global de código aberto “GI-1.0”

A AMD sob seu guarda-chuva GPUOpen publicou um artigo sobre sua nova tecnologia apelidada de “GI-1.0”, que é um esquema de cache de radiação de dois níveis rápido e escalável para iluminação global em tempo real. Esse meio de iluminação global em tempo real diz que pode fornecer qualidade comparável a outras implementações de GI, embora seja muito mais rápido. O GI-1.0 será de código aberto, diz a AMD, mas o código ainda não foi publicado.

O GI-1.0 é uma nova abordagem para iluminação global em tempo real com resultados de qualidade comparáveis ou superiores a outras soluções, com ótimo desempenho e código aberto.

AMD desenvolve nova tecnologia de iluminação global de código aberto “GI-1.0”

O GI-1.0 emprega dois esquemas de cache e visa fornecer iluminação global eficiente para pipelines de renderização em tempo real sem a necessidade de nenhum pré-processamento de conteúdo, ao mesmo tempo em que oferece alta fidelidade de iluminação.

Os interessados em todos os detalhes técnicos em torno do GI-1.0 podem ser encontrados no whitepaper GPUOpen.com. Infelizmente, o código-fonte do GI-1.0 ainda não é público, mas diz-se que será lançado em breve, de acordo com os pesquisadores da AMD.

SOURCES:Phoronix
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.