Uso do Steam no Linux continua na faixa de 1%

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

Em julho – o mesmo mês em que a Valve anunciou o Steam Deck – a participação de mercado do Steam no Linux atingiu 1,0%. Esse market share de 1,0% representou um aumento de + 0,14% e o maior visto em anos desde a estreia do Steam no Linux, quase uma década atrás, quando chegava a cerca de 2% de market share. Então, o mais novo levantamento da plataforma de jogos mostra que o uso do Steam no Linux continua na faixa de 1%, repetindo o índice anterior.

A participação de mercado do Steam no Linux tem subido lenta mas seguramente desde que a Valve introduziu o Steam Play como sua solução baseada em Proton (Wine) para rodar jogos do Windows no Linux. O Steam Play possibilitou a execução de muitos outros jogos no Linux em um momento em que muitas portas de jogos do Linux estavam estagnadas e muitos estúdios de jogos não investiam no suporte nativo de jogos do Linux. Agora, com o Steam Deck sendo lançado ainda este ano, mais jogadores ficaram intrigados com os jogos Linux.

Uso do Steam no Linux continua na faixa de 1%

O Steam realiza uma pesquisa mensal para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados pelos nossos usuários. A participação na pesquisa é voluntária e anônima. Os dados coletados nos ajudam a tomar decisões sobre quais tecnologias devemos investir e produtos oferecer.

A Valve atualizou seus resultados do Steam Survey durante a noite para mostrar para agosto de 2021. Para agosto, eles mostram um aumento de 0,02%, colocando o Steam no Linux agora com uma participação de mercado de 1,02%. Enquanto isso, o Windows fica em 96,49% e o macOS em 2,49%. Deste total, a esmagadora maioria usa o Windows 10 de 64 bits. Logo em seguida, surpreendentemente, o descontinuado Windows 7 ainda possui 2.15% do mercado.

Quando se trata dos resultados da pesquisa do Linux, em agosto mostra as CPUs da Intel perdendo mais 2% de market share e agora caindo para 60% com a AMD, chegando a quase 40% de marektshare para jogadores de Linux. (No Windows, a Intel ainda tem 72% de market share da CPU.).

Inglês, chinês, russo, espanhol e português são as línguas mais usadas pelos usuários. Ainda em relação ao Linux, a distribuição Ubuntu 20.04.2 LTS 64 bit é a mais usada por quem possui a plataforma Steam. Logo em seguida aparecem Manjaro Linux e Ach Linux, Ubuntu 21.04 64 bit e Linux Mint.

Então, veja os resultados da pesquisa de agosto em SteamPowered.com.

Via Phoronix

Share This Article
Sair da versão mobile