Usuário renderiza Doom em teletexto

Jogo dos anos 90 está de volta?

A última vez que ouvimos falar do código-fonte seminal do jogo de tiro em primeira pessoa, ele apareceu como um mod com tema de fazendeiro rodando em um trator com jailbreak da John Deere como parte de uma demonstração de segurança (ou falta dela). “Acontece que todo o nosso sistema alimentar é construído em hardware Linux e Windows CE desatualizado e sem patches com modems LTE”, observou-se na época.

Este último projeto, no entanto, reúne dois titãs do início dos anos 1990. Que tal Doom no teletexto? OK, o teletexto não pode rodar o Doom. Mas pode renderizar. Tipo. É jogável? Vamos deixar você ser o juiz.

Como o desenvolvedor do mod, lukneu no GitHub, afirma:

“Como o teletexto é baseado na transmissão de dados unidirecional, não é possível executar DOOM no teletexto. No entanto, executar o jogo original em algum dispositivo que também gere uma página de teletexto que contém o a cena é tão boa. Os pacotes enviados pelo doom-teletext contêm a renderização do teletexto do quadro de jogo atual, bem como uma barra de status que informa sobre o estado atual do jogador. Em detalhes, a barra de status mostra informações como armas possuídas , munição, estado de saúde e uma representação gráfica do rosto do protagonista. Além disso, todo o menu do jogo foi reconstruído para renderização em teletexto.”

Usuário renderiza Doom em teletexto. A renderização funciona assim:

Os personagens no modo gráfico podem exibir seis, o que significa que cada célula é dividida em 2*3 regiões, vamos chamá-las de pixels, que podem ser vazias ou preenchidas.

Portanto, temos 39 * 2 = 78 pixels de largura para exibição de gráficos no modo contíguo e 38 * 2 = 76 pixels de largura para o modo de gráficos separados.

A resolução original de DOOM é de 320*200 pixels, portanto não é possível mostrar todos eles em uma página de teletexto, mas 4*4 pixels de DOOM devem ser combinados em um único pixel de teletexto. Para determinar se o pixel no teletexto é preto ou branco, o brilho dos 16 pixels DOOM é considerado.

Resumindo, podemos usar 78 * 4 = 312 pixels de largura de DOOM no modo gráfico contíguo e 76 * 4 = 304 pixels de largura de DOOM no modo gráfico separado para considerar a renderização em teletexto. Os 8, respectivamente 16, pixels de largura que faltam são cortados da área de renderização original nos lados esquerdo e direito.

Enquanto a renderização original é cortada nos lados esquerdo e direito, podemos mostrar toda a altura em 17 linhas como 200/4 = 50 e 50/3 = 16,67.

No total, a resolução da renderização do jogo no teletexto é de 78 * 50 no modo gráfico contíguo e 76 * 50 no modo gráfico separado.

Quem já passou muitos invernos conhece bem o teletexto – um padrão desenvolvido no Reino Unido nos anos 70 para exibição de texto e gráficos básicos, geralmente notícias e resultados esportivos. A BBC lançou seu nome como Ceefax em 1974, seguida por outras grandes emissoras da Europa. O serviço persistiu na década de 2000 até que foi levado à extinção no Reino Unido pela adoção generalizada da televisão digital.

A afeição pelo teletexto persiste, no entanto, como vimos com a réplica completa de Ceefax de Nathan Dane , que pega informações dos sites da BBC e as exibe como se tivéssemos acidentalmente pressionado o botão de texto no controle remoto de nossa TV analógica.

doom-teletext foi “desenvolvido, construído e executado” em uma máquina Linux, embora o autor observe: “Como a janela é criada com a biblioteca de plataforma cruzada Simple DirectMedia Layer, não deve haver tantos obstáculos ao portar para outro sistema. “

Apenas o Doom original de 1993 e seu shareware WAD são suportados. “Para outros arquivos WAD, especialmente aqueles que modificaram a aparência da barra de status ou renomearam níveis ou configurações de dificuldade, adaptações no código precisam ser feitas. (Se você estiver interessado nisso, solicitações pull são bem-vindas!)”

Existem até instruções para jogar com um controle remoto de TV, se você quiser, e na verdade ainda tem uma daquelas velhas televisões de profundidade juntando poeira na garagem.

Se você realmente deseja experimentá-lo ou contribuir, isso é possivelmente necessário. “Lembre-se de que muitas TVs modernas parecem ter dificuldades ao atualizar as páginas de teletexto. Minha TV LG construída em 2015 não pode rodar mais de 3 (!) FPS sem problemas … enquanto minha televisão de tubo FUNAI lida com mais de 30 FPS como um campeão.” 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile