Hoje é:08/03/2021
Usuário troca iOS pelo Ubuntu em um iPhone 7

Usuário troca iOS pelo Ubuntu em um iPhone 7

Não foi nada fácil, porém, um usuário cansado do consumo excessivo de recursos do seu dispositivo com iOS resolveu trocar o sistema operacional da Apple pelo Ubuntu. Ele conseguiu instalar uma versão do Ubuntu Linux no iPhone 7, contornando as medidas de segurança da Apple neste processo

O usuário do Reddit u/newhacker1746 publicou um vídeo no qual demonstra como conseguiu rodar o sistema Linux em seu iPhone 7, e a chave está no chamado ‘jailbreak’. Em outras palavras, é um método que contorna a segurança implementada pela Apple para impedir a instalação de software não assinado no iPhone.

Especificamente, este projeto usa checkra1n, um dos poucos jailbreaks que ainda está de pé e que, por exemplo, permite que o HomePod seja hackeado. Embora anos atrás o ‘jailbreak’ fosse muito popular para modificar o iPhone ao nosso gosto, o lançamento de novas versões do iOS com maior customização e as medidas da Apple os tornam inviáveis para o usuário médio.

Usuário troca iOS pelo Ubuntu em um iPhone 7

Usuário troca iOS pelo Ubuntu em um iPhone 7

Ubuntu Linux em execução no iPhone 7

Entretanto, o que este usuário do Reddit alcançou vai muito além de modificar o iOS ou instalar aplicativos. Ele instalou um sistema operacional diferente do iOS, capaz não apenas de executar o terminal de comando, mas também de exibir uma interface gráfica.

Computador no iPhone

No entanto, essa possibilidade de mudança do sistema operacional do iPhone não é algo exatamente novo. Ainda sem grande divulgação, o desenvolvimento de software não oficial para iOS continua. Assim, no ano passado, alguns desenvolvedores conseguiram criar uma versão do Wayland, o servidor gráfico usado pelo Ubuntu, para o iPhone.

Graças a isso, este usuário conseguiu iniciar a interface gráfica do Ubuntu 20.04, e usar o sistema de forma relativamente normal. É possível rodar aplicativos como o Firefox. Embora não seja muito rápido, é surpreendentemente estável considerando que não há otimização para o iPhone.

Ainda mais chocante é que o suporte de hardware parece ser muito avançado. É possível navegar na Internet usando o Firefox sem problemas e até mesmo reproduzir vídeos do YouTube sem travamentos. Para todos os efeitos práticos, é como um computador.

Para o usuário comum, esse avanço não é muito útil. Contudo, para o usuário avançado, pode ser uma maneira de tirar proveito de um celular relativamente antigo e dar-lhe uma segunda vida, dependendo de como o desenvolvimento avança após essa descoberta.

Em breve, o Linux no iPhone será possível

El Español

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.