in

Usuários criam fork do Firefox para Android chamado Iceweasel Mobile

Apesar do nome, a equipe nada tem a ver com a versão de desktop

Usuários criam fork do Firefox para Android chamado Iceweasel Mobile

Recentemente, a Mozilla anunciou novos planos para seu navegador mobile com base no Firefox. A mudança veio junto com a onda de demissões na empresa. Assim, desenvolvedores da Mozilla concluíram com sucesso a migração do Firefox 68 para usuários do Android para o novo navegador desenvolvido pelo projeto Fenix. Passou a ser a atualização “Firefox 79.0.5”. Porém, a mudança desagradou alguns usuários e eles resolveram criar um fork do Firefox para Android chamado Iceweasel Mobile.

O objetivo é fornecer opções avançadas para personalizar e exibir mais informações sobre as páginas que são visualizadas. Apesar do nome, o projeto não tem nada a ver com o fork Iceweasel fornecido no Debian e o desenvolvimento é de uma equipe separada.

Usuários criam fork do Firefox para Android chamado Iceweasel Mobile

O Iceweasel Mobile retorna o acesso a about: config settings (no Fenix esta página está desabilitada por padrão).

 

Além disso, há alguns recursos do antigo Firefox para Android que não estão disponíveis no Fenix:

  • visualização do código da página;
  • configurações da página inicial;
  • guias compactas;
  • envio de guias para outro dispositivo;
  • filas de guias e lista de guias fechadas recentemente;
  • barra de ferramentas endereços sempre no modo de visualização (ativo no Fenix autohide);
  • salva a página em PDF.

Do mesmo modo, há mudanças nos plugins oficialmente suportados no Fenix. Portanto, a instalação de outros plugins é permitida no fork. Entretanto, devido ao uso de componentes Android do Mozilla, a maioria dos plug-ins não funcionará sem retrabalho. Contudo, os usuários têm a oportunidade de tentar instalar qualquer plug-in sem limitar sua lista.

Como no Fenix, eles suportam apenas os seguintes plug-ins: uBlock Origin, Dark Reader, Privacy Badger, NoScript, HTTPS Everywhere, Decentraleyes, Search by Image, YouTube High Definition e Privacy Possum.

 

Interface redesenhada

Além disso, a interface de troca de guias no Iceweasel Mobile foi redesenhada para se parecer com o antigo Firefox para Android. Há planos para desabilitar a telemetria e o código proprietário.

No momento, acreditamos que a telemetria não deve mais ser enviada para a Mozilla, mas não podemos garantir isso; os dados ainda podem ser enviados. O aplicativo envia dados para Mozilla, Adjust, Leanplum, Firebase ou qualquer outro serviço semelhante. Presumivelmente, os dados que chegam à Mozilla são regidos pela política de privacidade da Mozilla. Porém, o Iceweasel Mobile não é, oficialmente,  um produto da Mozilla. Então, não podemos fazer nenhuma promessa.

Iceweasel Mobile combina o poder do Fenix e o espírito do Fennec, com um aceno respeitoso à grande tradição do Netscape Navigator, de onde vêm todos os projetos baseados no Gecko, incluindo o mais antigo de nossos antecessores, os antigos. Navegadores de desktop Mozilla Phoenix e Mozilla Firefox.

Dos recursos que restam do novo Firefox para Android (Fenix)

  • Modo de design escuro, a barra de endereço padrão é transferida para a parte inferior da tela e um novo bloco pop-up para alternar entre as guias abertas (bandeja da guia);
  • Modo picture-in-picture, que permite a você reproduzir vídeos em uma pequena janela enquanto visualiza outro conteúdo ou quando trabalha em outro aplicativo;
  • Proteção avançada contra rastreamento de movimento, permitindo bloqueio de anúncios com código de rastreamento de movimento, contadores de análise da web, widgets de mídia social, métodos ocultos de identificação de usuário e código para mineração de criptomoeda;
  • Barra de endereços multifuncional, que possui um botão universal para operações rápidas, como enviar um link para outro dispositivo e adicionar um site à lista de favoritos;
  • A capacidade de combinar guias em coleções, permitindo que você salve, agrupe e compartilhe seus sites favoritos. Quando você fecha o navegador, as guias que ainda estão abertas são agrupadas automaticamente em uma coleção que você pode visualizar e restaurar posteriormente.

Obtenha o Iceweasel Mobile

Finalmente, para aqueles que estão interessados em testar e instalar este navegador, podem acessar o link a seguir.  Ele fornece a última compilação disponível (apk) para instalar em seus dispositivos Android. Nesse mesmo link você encontrará todo o código-fonte. Portanto, confira todos os detalhes deste fork do Firefox chamado Iceweasel Mobile.