in

Usuários do Fedora estão preocupados com GNOME Software

A loja é acusada de promover software proprietário no Flathub.

Usuários do Fedora estão preocupados com GNOME Software

Um grupo de usuários do Fedora manifestou sua preocupação com uma mudança feita no Fedora Workstation. É que os usuários do Fedora estão preocupados com GNOME Software promover software proprietário no Flathub. O grupo avalia o assunto da “loja de aplicativos” do GNOME Software recomendando e promovendo software proprietário. No entanto, isso não é feito de imediato. Porém, ao ativar o Flathub, o Flatpak pode ser instalado para software de código aberto e fechado.

Isso decorre deste relatório da edição do GNOME Software que recomenda o software proprietário. A principal questão é que, quando o suporte ao Flathub está ativado – o local de fato para a busca de Flatpaks -, o GNOME Software pode exibir banners que promovem softwares como Dropbox ou Spotify. Esses Flatpaks não são software de código aberto.

Eu acho que precisamos de algum tipo de filtragem. Mesmo que o usuário ative o flathub ou qualquer outro repositório de terceiros que contenha software proprietário, isso não significa que é óbvio que o usuário pretendeu também ativar recomendações (ativas por meio de banners ou passivamente por pesquisa) para software proprietário. Eu acho que a visibilidade do software não livre/proprietário deve ser um elemento de interface do usuário op-int separado. Não para dificultar as coisas para o usuário usar software proprietário, mas para deixar claro que eles optaram intencionalmente por ele, diz uma mensagem.

Usuários do Fedora estão preocupados com GNOME Software

Usuários do Fedora estão preocupados com GNOME Software

Houve uma sugestão feita de que o Fedora alocasse parte de sua própria filtragem para impedir que tais promoções de software proprietário ocorram quando o Flathub estiver ativado ou qualquer outro repositório de terceiros ou, no mínimo, tornando-o uma preferência preferencial do usuário. Sendo assim, somente pacotes que sejam binários podem ser “promovidos” dentro do GNOME Software. Este não é um problema específico do Fedora, mas pode acontecer com qualquer outra distribuição Linux e Software GNOME, dependendo das fontes ativadas.

Na reunião mais recente do grupo de trabalho, eles reconheceram a falta de consenso sobre a mudança do comportamento do Software GNOME. No entanto, expressam algumas preocupações. Porém, até o momento, nenhuma ação está sendo tomada.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Falha no Apache Solr é mais perigosa do que se pensava

Falha no Apache Solr é mais perigosa do que se pensava

Placa Coral do Raspberry Pi do Google vem com novo Debian 10

Placa Coral do Google no Raspberry Pi vem com novo Debian 10