Usuários Premium do “X” terão dados biométricos coletados pela empresa!

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O antigo Twitter passou por muitas mudanças desde que Elon Musk o assumiu, inclusive, perdendo o próprio nome. Agora chamado de “X”, a plataforma de mídia social atualizou sua política de privacidade informando aos seus usuários premium que a empresa coletará seus dados biométricos para coibir fraudes e evitar falsificações de identidade.

“X” coletará dados biométricos dos usuários Premium da plataforma

De acordo com o Bloomberg (Via: Securoty Affairs), que relatou a notícia pela primeira vez, foi confirmado que a mudança afetará apenas os usuários premium. A notícia também foi divulgada pelo TheHackerNews. Então, o X passará a coletar dados biométricos dos usuários premium da plataforma.

Basicamente, certas informações são necessárias se você quiser usar muitos dos nossos produtos e serviços.

Informações Biométricas. Com base no seu consentimento, poderemos coletar e usar suas informações biométricas para fins de segurança, proteção e identificação.

Política de privacidade atualizada
usuarios-premium-do-x-terao-dados-biometricos-coletados-pela-empresa
Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Como descrito na própria política da empresa, os dados serão coletados se consentidos pelos usuários. Bom, pelo menos se espera isso, já que alguns usuários podem não querer compartilhar seus dados biométricos.

A empresa disse ao Bloomberg que os usuários podem ser identificados fornecendo uma identificação governamental ou uma foto para correspondência de identidade, ou usando dados biométricos. Porém, a política não inclui detalhes sobre os processos que a empresa adotará para coletar e reter esses dados.

X também anunciou que poderá coletar e usar suas Solicitações/Recomendações de Emprego (como seu histórico de emprego, histórico educacional, preferências de emprego, competências e habilidades, atividade de procura de emprego e envolvimento, e assim por diante).

De acordo com as informações, a plataforma de mídia social usará os dados para recomendar empregos em potencial aos usuários, para compartilhar com potenciais empregadores quando você se candidata a um emprego, para permitir que os empregadores encontrem candidatos em potencial e para mostrar aos usuários publicidade mais relevante.

Preocupações

Os dados biométricos, assim como qualquer dado dos usuários, quando coletados e armazenados trazem uma certa segurança, em determinado aspecto, mas preocupações em outros. Os dados armazenados estão em ambiente suficientemente seguro para que não vazem? Nós já vimos o Twitter ser invadido outras vezes e, isso gera insegurança.

Resta saber se o X está preparado para coletar esses dados e armazenar longe dos olhares de agentes mal-intencionados, para que, em vez de proteger, acabe gerando um problema ainda maior para os usuários premium de sua plataforma.

Via: Security Affairs
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.