O Blender 4.4 foi lançado hoje, trazendo uma série de melhorias e novas funcionalidades para este software de modelagem 3D de código aberto. Esta versão representa mais seis meses de desenvolvimento dedicado, resultando em um conjunto robusto de atualizações para a comunidade de modelagem 3D.
Entre os destaques do Blender 4.4, incluem-se:
- Vulkan Aprimorado: O back-end experimental Vulkan recebeu uma atualização significativa, com melhorias notáveis em desempenho, estabilidade e compatibilidade. Embora ainda considerado experimental, o Vulkan demonstra um desempenho superior em comparação com o OpenGL, com o objetivo de alcançar a prontidão para produção ainda em 2025.
- Suporte para Novas GPUs: O Blender 4.4 agora oferece suporte para as placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 50 (Blackwell) e AMD Radeon RX 9000 (RDNA4) para renderização baseada em GPU.
- AMD HIP RT Padrão: O suporte AMD HIP RT não é mais considerado experimental e será ativado por padrão na próxima versão do Blender. No entanto, o suporte HIP RT em GPUs RDNA1 foi descontinuado.
- ROCm/HIP no Linux: O suporte AMD ROCm/HIP no Linux agora requer pelo menos ROCm 6.0. Os requisitos de driver AMD para Windows também foram aumentados.
- Denoiser OptiX Atualizado: O denoiser OptiX foi atualizado para melhorar a qualidade de denoising.
- Overlays da Viewport 3D Reescritos: Os overlays da Viewport 3D do Blender foram reescritos para maior consistência e extensibilidade.
- Compositor de CPU Reescrito: O compositor de CPU do Blender foi reescrito para desenvolvimento futuro e pode proporcionar um desempenho significativamente melhor em comparação com o compositor antigo.
- Renderização de Vídeo H.265 (HEVC): Os vídeos do Blender agora podem ser renderizados usando o codec de vídeo H.265 (HEVC).
- Melhorias nos Geometry Nodes: A portabilidade do nó de triangulação do BMesh para Mesh resultou em uma melhoria de desempenho de 300~100x.
- Biblioteca de Poses Atualizada: A Biblioteca de Poses foi atualizada para permitir um fluxo de trabalho mais suave ao trabalhar com outros ativos de pose.
- Sockets de Inteiro no Compositor: Sockets de inteiro agora são suportados no compositor.
- Melhorias Contínuas no glTF: O suporte ao glTF continua a ser aprimorado.
- Novo Tipo de Pincel: Um novo tipo de pincel, o “Plane brush”, foi adicionado.
- Melhorias na Interface do Usuário: Diversas melhorias na interface do usuário foram implementadas.
O Blender 4.4 representa um avanço significativo para a comunidade de modelagem 3D, com melhorias de desempenho, suporte para hardware mais recente e novas funcionalidades que aprimoram o fluxo de trabalho.
Links:
- Notas de Lançamento do Blender 4.4: https://developer.blender.org/docs/release_notes/4.4/
- Downloads do Blender 4.4: https://www.blender.org/