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Blender 4.4 lançado: Vulkan aprimorado e AMD HIP RT sai do experimental

O Blender 4.4 chega com diversas melhorias, incluindo avanços no suporte ao Vulkan, estabilidade do AMD HIP RT, e otimizações em renderização e modelagem.

Blender 4.4 lançado: Vulkan aprimorado e AMD HIP RT sai do experimental

O Blender 4.4 foi lançado hoje, trazendo uma série de melhorias e novas funcionalidades para este software de modelagem 3D de código aberto. Esta versão representa mais seis meses de desenvolvimento dedicado, resultando em um conjunto robusto de atualizações para a comunidade de modelagem 3D.

Entre os destaques do Blender 4.4, incluem-se:

  • Vulkan Aprimorado: O back-end experimental Vulkan recebeu uma atualização significativa, com melhorias notáveis em desempenho, estabilidade e compatibilidade. Embora ainda considerado experimental, o Vulkan demonstra um desempenho superior em comparação com o OpenGL, com o objetivo de alcançar a prontidão para produção ainda em 2025.
  • Suporte para Novas GPUs: O Blender 4.4 agora oferece suporte para as placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 50 (Blackwell) e AMD Radeon RX 9000 (RDNA4) para renderização baseada em GPU.
  • AMD HIP RT Padrão: O suporte AMD HIP RT não é mais considerado experimental e será ativado por padrão na próxima versão do Blender. No entanto, o suporte HIP RT em GPUs RDNA1 foi descontinuado.
  • ROCm/HIP no Linux: O suporte AMD ROCm/HIP no Linux agora requer pelo menos ROCm 6.0. Os requisitos de driver AMD para Windows também foram aumentados.
  • Denoiser OptiX Atualizado: O denoiser OptiX foi atualizado para melhorar a qualidade de denoising.
  • Overlays da Viewport 3D Reescritos: Os overlays da Viewport 3D do Blender foram reescritos para maior consistência e extensibilidade.
  • Compositor de CPU Reescrito: O compositor de CPU do Blender foi reescrito para desenvolvimento futuro e pode proporcionar um desempenho significativamente melhor em comparação com o compositor antigo.
  • Renderização de Vídeo H.265 (HEVC): Os vídeos do Blender agora podem ser renderizados usando o codec de vídeo H.265 (HEVC).
  • Melhorias nos Geometry Nodes: A portabilidade do nó de triangulação do BMesh para Mesh resultou em uma melhoria de desempenho de 300~100x.
  • Biblioteca de Poses Atualizada: A Biblioteca de Poses foi atualizada para permitir um fluxo de trabalho mais suave ao trabalhar com outros ativos de pose.
  • Sockets de Inteiro no Compositor: Sockets de inteiro agora são suportados no compositor.
  • Melhorias Contínuas no glTF: O suporte ao glTF continua a ser aprimorado.
  • Novo Tipo de Pincel: Um novo tipo de pincel, o “Plane brush”, foi adicionado.
  • Melhorias na Interface do Usuário: Diversas melhorias na interface do usuário foram implementadas.

O Blender 4.4 representa um avanço significativo para a comunidade de modelagem 3D, com melhorias de desempenho, suporte para hardware mais recente e novas funcionalidades que aprimoram o fluxo de trabalho.

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Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.