Melhorias gráficas

Lançamento do DXVK 2.5: trazendo melhorias para Direct3D no Linux através de Vulkan

DXVK 2.5 lançado com grandes mudanças e suporte aprimorado para muitos jogos

O DXVK 2.5, uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 8, 9, 10 e 11, foi lançado, trazendo avanços significativos em desempenho e compatibilidade para jogos e aplicativos 3D executados no Linux por meio do Wine. Este lançamento apresenta melhorias na gestão de memória, suporte a novos recursos e diversas correções para uma experiência mais estável e eficiente.

Principais novidades do DXVK 2.5

  1. Gestão de memória aprimorada
    O gerenciamento de memória e recursos foi reescrito para reduzir a fragmentação e melhorar o uso da memória de vídeo. Isso inclui:
    • Defragmentação automática de memória: realizada periodicamente, retorna memória não utilizada ao sistema, mas mantém uma reserva estratégica para acelerar futuras alocações.
    • Redução no consumo de memória: em casos extremos, jogos como God of War apresentam redução de até 1 GB de uso de memória de vídeo.
    • Compatibilidade com extensões Vulkan: o novo gerenciamento funciona melhor em drivers que suportam as extensões VK_EXT_memory_budget e VK_KHR_maintenance5.
  2. Melhorias no suporte ao Direct3D 8/9
    • Suporte a cursores emulados, permitindo que jogos utilizem imagens personalizadas como cursores de mouse. Isso resolve problemas em títulos como Dungeon Siege 2 e Act of War.
    • Melhor desempenho em GPUs móveis, especialmente em jogos baseados no Unreal Engine 3.
    • Estrita emulação de cálculos de ponto flutuante habilitada por padrão em drivers NVIDIA 565.57.01 e superiores.
  3. Otimizações no Direct3D 11/DXGI
    • Novo sistema para gerenciar recursos grandes em jogos de 32 bits, reduzindo falhas e melhorando a estabilidade.
    • Implementação de efeitos de substituição sequencial para cadeias de troca (SwapChains), corrigindo problemas visuais em alguns jogos.
    • Melhorias no manuseio de contextos diferidos, com impacto positivo no desempenho em CPUs mais antigas em jogos como Sekiro: Shadows Die Twice.
  4. Novas correções de compatibilidade
    • Problemas resolvidos em jogos como Call of Duty: Modern Warfare 2 Campaign Remastered, Diablo 4, The Sims 4, Yakuza 0, Tales of Arise, entre outros.
    • Uso do Vulkan para corrigir erros de renderização e problemas de desempenho, proporcionando uma experiência mais fluida e livre de travamentos.
  5. Backend SDL3 para DXVK-native
    • Adicionado suporte ao SDL3, permitindo que desenvolvedores utilizem o DXVK nativamente sem o Wine para facilitar o desenvolvimento e a portabilidade de jogos.

Como usar o DXVK 2.5

Para instalar o DXVK em um prefixo Wine:

  1. Baixe os arquivos de lançamento aqui.
  2. Copie as DLLs para os diretórios system32 e syswow64 no prefixo Wine correspondente.
  3. Configure as substituições nativas no Wine para as bibliotecas d3d8, d3d9, d3d10core, d3d11 e dxgi.

Ferramentas como Steam Play, Lutris e Bottles podem automatizar esse processo.

Compatibilidade com drivers Vulkan

O DXVK 2.5 requer suporte ao Vulkan 1.3 e funciona melhor com drivers atualizados, como:

  • Mesa RADV 24.0
  • NVIDIA 535.183.01
  • Intel ANV 24.0
  • AMDVLK 2024.Q1.3
  • AMDGPU-PRO e NVK 24.1

Conclusão

O DXVK 2.5 representa um marco na execução de jogos Direct3D no Linux, proporcionando maior eficiência, estabilidade e compatibilidade. Com seu novo sistema de gerenciamento de memória e suporte ampliado, a versão oferece uma alternativa robusta às implementações padrão do Wine.

Para mais detalhes técnicos e acesso ao código-fonte, visite o repositório oficial no GitHub.

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