O DXVK 2.5, uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 8, 9, 10 e 11, foi lançado, trazendo avanços significativos em desempenho e compatibilidade para jogos e aplicativos 3D executados no Linux por meio do Wine. Este lançamento apresenta melhorias na gestão de memória, suporte a novos recursos e diversas correções para uma experiência mais estável e eficiente.
Principais novidades do DXVK 2.5
- Gestão de memória aprimorada
O gerenciamento de memória e recursos foi reescrito para reduzir a fragmentação e melhorar o uso da memória de vídeo. Isso inclui:- Defragmentação automática de memória: realizada periodicamente, retorna memória não utilizada ao sistema, mas mantém uma reserva estratégica para acelerar futuras alocações.
- Redução no consumo de memória: em casos extremos, jogos como God of War apresentam redução de até 1 GB de uso de memória de vídeo.
- Compatibilidade com extensões Vulkan: o novo gerenciamento funciona melhor em drivers que suportam as extensões VK_EXT_memory_budget e VK_KHR_maintenance5.
- Melhorias no suporte ao Direct3D 8/9
- Suporte a cursores emulados, permitindo que jogos utilizem imagens personalizadas como cursores de mouse. Isso resolve problemas em títulos como Dungeon Siege 2 e Act of War.
- Melhor desempenho em GPUs móveis, especialmente em jogos baseados no Unreal Engine 3.
- Estrita emulação de cálculos de ponto flutuante habilitada por padrão em drivers NVIDIA 565.57.01 e superiores.
- Otimizações no Direct3D 11/DXGI
- Novo sistema para gerenciar recursos grandes em jogos de 32 bits, reduzindo falhas e melhorando a estabilidade.
- Implementação de efeitos de substituição sequencial para cadeias de troca (SwapChains), corrigindo problemas visuais em alguns jogos.
- Melhorias no manuseio de contextos diferidos, com impacto positivo no desempenho em CPUs mais antigas em jogos como Sekiro: Shadows Die Twice.
- Novas correções de compatibilidade
- Problemas resolvidos em jogos como Call of Duty: Modern Warfare 2 Campaign Remastered, Diablo 4, The Sims 4, Yakuza 0, Tales of Arise, entre outros.
- Uso do Vulkan para corrigir erros de renderização e problemas de desempenho, proporcionando uma experiência mais fluida e livre de travamentos.
- Backend SDL3 para DXVK-native
- Adicionado suporte ao SDL3, permitindo que desenvolvedores utilizem o DXVK nativamente sem o Wine para facilitar o desenvolvimento e a portabilidade de jogos.
Como usar o DXVK 2.5
Para instalar o DXVK em um prefixo Wine:
- Baixe os arquivos de lançamento aqui.
- Copie as DLLs para os diretórios
system32
esyswow64
no prefixo Wine correspondente. - Configure as substituições nativas no Wine para as bibliotecas d3d8, d3d9, d3d10core, d3d11 e dxgi.
Ferramentas como Steam Play, Lutris e Bottles podem automatizar esse processo.
Compatibilidade com drivers Vulkan
O DXVK 2.5 requer suporte ao Vulkan 1.3 e funciona melhor com drivers atualizados, como:
- Mesa RADV 24.0
- NVIDIA 535.183.01
- Intel ANV 24.0
- AMDVLK 2024.Q1.3
- AMDGPU-PRO e NVK 24.1
Conclusão
O DXVK 2.5 representa um marco na execução de jogos Direct3D no Linux, proporcionando maior eficiência, estabilidade e compatibilidade. Com seu novo sistema de gerenciamento de memória e suporte ampliado, a versão oferece uma alternativa robusta às implementações padrão do Wine.
Para mais detalhes técnicos e acesso ao código-fonte, visite o repositório oficial no GitHub.