in

Valve aponta aumento no número de usuários Linux na plataforma de jogos Steam

Dados são referentes a abril e refletem efeitos da epidemia de coronavírus.

A Valve acaba de atualizar os dados de pesquisa de abril em relação ao uso da plataforma de jogos Steam e aponta um ligeiro crecimento no número de usuários do Linux. A Valve publicou seus resultados da Pesquisa Steam para abril, que é o primeiro mês completo em que os EUA e ainda grande parte do mundo estão presos ao coronavírus. Portanto, é interessante observar como a pandemia de coronavírus acabou afetando as métricas dos em relação ao número de jogadores em cada sistema operacional e outros dados que são frequentemente divulgados.

Valve aponta aumento no número de usuários Linux na plataforma de jogos Steam

Valve aponta aumento no número de usuários Linux na plataforma de jogos Steam

Os resultados da Pesquisa Steam de abril de 2020 elevam a participação no mercado de jogos Linux para 0,89%. Então, isso representa um aumento de 0,02% em relação ao mês anterior. Apesar de ainda estar abaixo de 1%, a participação no mercado de jogos Linux está atingindo consistentemente essa faixa que varia entre 0,8 e 0,9%. Portanto, isso ocorre mesmo enquanto a Valve está relatando um número recorde de usuários.

Além da porcentagem de usuários do Steam Linux ter crescido para 0,89% em abril, houve avanço, da mesma forma, entre os usuários do macOS. Neste caso, o número aumentou em 0,25% passando para 4,05%. Por outro lado, a porcentagem do Windows recuou 0,27% e chegou a 95,06%. Nada mal, não é? Apesar da queda, continua com mais de 95% do mercado de players.

AMD x Intel

Entretanto, segundo a Valve, não houve mudanças somente em relação ao sistema operacional dos usuários Steam Linux. Ao analisar as métricas do Linux, a porcentagem de CPU da Intel recuou. Assim, continua perdendo espaço importante para a AMD. De acordo com a pesquisa, a Intel possui agora para 72,69%, uma queda de 0,57% em relação ao mês anterior. Já a arquirival AMD cresceu 0,56% e chegou a 21,71% do mercado. A Radeon RX 480 continua sendo a mais popular, seguida pela GeForce GTX 1060. O detalhamento sobre isto você pode conferir neste link.