Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

16/07/2021 às 08:00

12 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Valve Steam Deck promete novidades importantes para jogos no Linux

Steam Next Fest retorna em 1º de outubro
1/5 - (1 vote)

Agora que a Valve revelou o Steam Deck, finalmente sabemos como tem sido todo o seu trabalho recente em torno do Linux nos últimos anos. Como vimos, com o Steam Deck, a Valve promete novidades importantes para jogos no Linux. É provavelmente a coisa mais emocionante que aconteceu para os jogos Linux em muito tempo, na verdade, provavelmente a mais interessante desde que a Valve anunciou originalmente o Steam Play Proton em agosto de 2018. Com o SteamOS 3 sendo baseado no Arch Linux, junto com o KDE Plasma para o modo desktop, é um dispositivo de som fantástico em geral.

Desta vez, eles acertaram no marketing. As máquinas Steam até agora fracassaram. Não havia realmente um mercado para uma caixa Linux para sala de estar, de diferentes fornecedores. Agora estamos vendo um modelo, com diferentes opções de armazenamento (e uma tela melhor na parte superior), que é praticamente perfeito e exatamente o que era necessário. Um tipo de dispositivo para testar. 

Até mesmo Tim Sweeney da Epic Games parece adorar a ideia:

Movimento incrível da Valve! Um híbrido de console/PC portátil executando o fork do SteamOS do Arch Linux, e é uma plataforma aberta onde os usuários são livres para instalar software ou de sua escolha – incluindo Windows e outras lojas.

Quando se trata de jogos no Linux, a Valve agora aposta tudo no Steam Play Proton. Tanto é verdade que eles estão dizendo aos desenvolvedores “Não é necessário portar.”

Alguns pontos a considerar:

  • Ele depende da Microsoft para definir os padrões (a menos que os desenvolvedores escolham OpenGL/Vulkan), já que o Proton é baseado no Wine, que traduz as chamadas do Windows para algo que o Linux entende. O Linux como uma plataforma real ocupa um lugar no fundo, ainda mais na mente dos desenvolvedores de onde ele está agora.
  • Se ele falhar e a Valve se afastar do Proton, os jogadores do Linux serão realmente deixados de lado.
  • Obriga amplamente os jogos Linux a serem de um único fornecedor com a Valve. Se você não está preocupado com isso, provavelmente deveria estar.
  • Ainda não há garantias de que uma atualização do jogo não quebrará a compilação do Windows no Proton. Quanto tempo teremos que esperar por uma correção?

Muitos jogos também precisarão de melhorias na interface do usuário. Um grande número de desenvolvedores por aí vai, independentemente, precisar fazer algum esforço para que o Steam Deck torne-o uma boa experiência para os jogadores.

Pense positivo

Valve anuncia Steam Deck como SteamOS portátil

No entanto, isso está apenas focando nos negativos. Os aspectos positivos potenciais superam os possíveis aspectos negativos. O maior deles é que este é um lançamento importante em relação ao hardware com Linux.

  • Será que o Proton realmente acaba sendo algo que os desenvolvedores visam diretamente no suporte ao Linux? Ele fornece uma base estável, com APIs conhecidas já usadas no Windows. Também pode ser um incentivo para os desenvolvedores que trabalham em todo o Linux para estabelecer mais alguns padrões em geral.
  • Tudo falha? O trabalho já está feito para Proton (e Wine que é baseado), que não vai simplesmente desaparecer. A Valve pode simplesmente manter o sistema Steam Play no lugar e já suporta ferramentas externas do Steam Play. É tudo de código aberto, não pode simplesmente desaparecer e isso é uma grande marca a favor da Valve no que eles estão fazendo.
  • Outros fornecedores? Que outros fornecedores? GOG ainda não se preocupou com o Galaxy no Linux, a Epic Games não parece se importar com sua loja no Linux, a Humble Store vende as chaves do Steam, então eles estão em uma boa posição. Honestamente, se você acabar comprando um Steam Deck, por que precisaria procurar em qualquer outra loja novamente? Você então obtém uma cópia para jogar na área de trabalho do Linux, no Steam Deck e sim no Windows também. Podemos acabar vendo menos exclusividades em outras lojas, outra vitória para Steam e, portanto, Linux e Steam Deck também.
  • Na verdade, ter um dispositivo que pode ser popular (achamos que será!) Com muitos usuários finalmente dá aos desenvolvedores um incentivo real para realmente testar no Linux, e não lançar atualizações se ele quebrar para Linux com Proton.

Os desenvolvedores precisarão otimizar seus jogos. Este é um benefício para todos. Vimos várias vezes no passado que um lançamento de console viu uma atualização para o mesmo jogo no Steam, para trazer algumas otimizações. 

O modo desktop é importante. Dando a você a capacidade de transportar não apenas uma unidade de jogo portátil, que irá realmente rodar jogos modernos, mas também terá um ambiente Linux completo para conectar onde você quiser. Uma ideia incrivelmente empolgante para realmente mostrar o dispositivo para outras pessoas. O KDE Plasma percorreu um longo caminho, mesmo nos últimos dois anos também, e parece realmente bom.

Suporte para gamepad

Podemos finalmente ver isso se tornar uma coisa realmente séria nas mentes dos desenvolvedores graças a isso. Não se pode esperar que, ou que os desenvolvedores assumam, que você vai ligar qualquer outra coisa a ele. Provavelmente veremos muitos outros jogos anunciarem suporte completo para gamepad. Outra grande vitória para todos os jogadores do Steam.

O anti-cheat, a grande peça do quebra-cabeça que faltava para os jogos do Linux com Windows executados pela Proton, está finalmente se movendo na direção certa também. 

Seguindo o que a Valve disse, eles têm muito trabalho para a Proton que ainda não é público, o que esperamos ver antes do lançamento do Steam Deck. Dessa forma eles podem garantir muitos testes de desktop Linux que os colocariam em uma boa posição para o lançamento.

Preços

O preço deve colocar o Steam Deck em uma boa posição, e o CEO da Valve, Gabe Newell, disse que eles esperam vender “milhões” de unidades. A Valve também não está pensando nisso em termos de ter que mudar vários jogos por dispositivo, eles estão mais focados a longo prazo em se é o produto certo e mencionaram a abertura desta nova categoria para outros fornecedores fazerem dispositivos.

A emulação também é algo para se pensar. Embora obviamente a Valve esteja se concentrando em peixes maiores, este vai acabar sendo um dispositivo extremamente divertido para jogos retro também. Você ainda tem RetroArch no Steam (atualmente em Beta), que terá um monte de emuladores diferentes prontos para você e RetroArch suporta Linux com uma construção nativa também. Isso não pode ser subestimado para ajudar a mudar algumas unidades.

Mais detalhes

Pensando nos SteamOS e Steam Machines originais, houve um problema com o Steam Hardware Survey. O SteamOS usando o modo Big Picture nunca mostrou a caixa de pesquisa opcional, então, aparentemente, ela nunca foi contada. Como é um PC e você pode instalar o que quiser nele (até mesmo um sistema operacional diferente).

Você pode pré-encomendá-lo a partir de hoje na Steam Store. Há uma taxa para fazer sua reserva, que se aplica apenas ao modelo específico que você escolher – você não pode alterá-lo a menos que cancele e refaça. A Valve também está totalmente ciente dos cambistas, então eles garantiram que você só pode fazer um pré-pedido se sua conta Steam tiver feito uma compra antes de junho de 2021 para as primeiras 48 horas e você só fizer um pedido. Seu convite para fazer o pedido corretamente será esperado algum tempo antes do final de dezembro de 2021.

Via GamingonLinux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

1/5 - (1 vote)

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.