Vantagens e desvantagens do novo padrão USB4

Mais da metade dos smartphones lançados em 2020 terá portas USB-C

O USB-IF (USB Implementers Forum) é o órgão responsável pela publicação dos padrões USB que o setor implementa posteriormente em todos os nossos dispositivos. Agora, eles publicaram a versão mais recente do protocolo, que eles apelidaram de USB4 (em vez de USB 4 ou USB 4.0, separadamente). No entanto, ele traz algumas mudanças para melhor, embora existam vantagens e desvantagens neste novo padrão USB4.

A compatibilidade com o Thunderbolt 3 será opcional: uma grande oportunidade perdida

Em 2017, a Intel doou as especificações do Thunderbolt 3 ao USB-IF para que outros pudessem implementá-lo. Esse protocolo é um dos melhores do setor, pois no mesmo conector podemos conectar um cabo de carregamento de até 100 watts, um cabo de dados para velocidades de até 40 Gbps, placas gráficas externas, monitores, etc.

No entanto, mesmo que o USB4 seja compatível com o Thunderbolt 3, a decisão do fabricante é tornar seu dispositivo compatível. A maioria dos computadores será compatível, mas os celulares ou tablets não.

Isso ocorre porque, embora o uso do padrão seja isento de royalties, o uso do nome “Thunderbolt 3” não é uma marca registrada, portanto os fabricantes precisam pagar à Intel para validar seu hardware, e isto custa dinheiro.

USB4: até 40 Gbps, mas dependendo do cabo

Apesar disso, o USB4 é baseado na especificação do protocolo Thunderbolt 3 que a Intel doou. Graças a isso, o padrão conseguiu melhorar em relação à especificação anterior.

Entre as melhorias, descobrimos que a largura de banda agora pode ser dobrada, podendo atingir velocidades de até 40 Gbps.

Para isso, será necessário usar dados de faixa dupla, tendo que haver vários canais simultâneos de dados e vídeo para adicionar largura de banda.

Obviamente, nem todos os cabos atingirão essa velocidade, pois os dispositivos com USB4 podem permanecer a velocidades de 10 ou 20 Gbps.

Felizmente, a velocidade oferecida por um cabo não pode ser inferior aos 10 Gbps, que é a velocidade máxima do USB 3.1 Gen 2, embora você não possa saber rapidamente qual cabo é compatível com cada velocidade.

Será necessário examinar as especificações em detalhes para ver a velocidade que esse cabo específico pode atingir.

Qualquer cabo USB 3.2 de pista dupla suporta 20 Gbps, mas para 40 Gbps o mais seguro é comprar cabos mais caros.

Assim como os pen drives que usam o padrão USB 3.1, esses 10 Gbps (1,25 GB / s) não serão atingidos em todos os dispositivos, pois essa velocidade também depende do próprio dispositivo.

Uma memória USB não pode atingir essas velocidades, o que também acontece com a maioria dos SSDs externos.

O protocolo é compatível com os padrões anteriores, incluindo USB 3.2, USB 3.0, USB 2.0 e Thunderbolt 3, embora tenha que ser via dongles se você usar o conector não reversível.

O USB4 só pode ser implementado nos conectores USB C, pois esses são os únicos que suportam o USB Power Delivery, o protocolo de carregamento inteligente que gerencia a velocidade de carregamento dos dispositivos que conectamos.

Melhor suporte para vários dispositivos

O USB4 também permite conectar mais dispositivos à mesma porta sem afetar a latência.

Isso implica que, por exemplo, se tivermos conectado um monitor Full HD e um disco rígido externo à mesma porta, e o monitor exigir uma largura de banda de 3 Gbps, o restante dos periféricos conectados poderá usar a largura de banda restante.

Graças a isso, a latência não aumenta ou os quadros são perdidos se conectamos o disco rígido externo ou um periférico como um mouse.

Cobrança rápida obrigatória para todos: o melhor deste padrão

Alguns dispositivos com USB 3.2 com USB C suportam o USB Power Delivery para carregar de forma mais rápida e inteligente. No entanto, com o USB4, todos os cabos e dispositivos deverão ser compatíveis com o USB PD. Graças a isso, a carga será mais rápida nos dispositivos que a implementam, além de melhorar a durabilidade da bateria.

Entre os dispositivos que se beneficiarão com isso, são portáteis e móveis com poderes até para 100 W.

Por sua vez, os dispositivos que conectamos com este cabo ao nosso laptop (por exemplo, um telefone celular ou fones de ouvido) serão carregados com a energia certa e necessária para consumir ainda menos bateria do laptop.

Isso implica que praticamente todos os laptops que implementam esse conector podem ser carregados usando cabos USB C, e pudemos ver como o conector de alimentação clássico desaparece em favor do cabo USB C; especialmente em laptops mais leves, muitos dos quais já estão fazendo essa alteração.

Quando podemos começar a usá-lo?

O USB4, na forma de uma especificação, está disponível desde setembro de 2019 para a implementação dos fabricantes. No entanto, teremos que esperar até 2020 para ver os primeiros dispositivos que o incluem, e quase certamente teremos que esperar até 2021 para ver uma adoção maciça da indústria.

As próximas placas-mãe AMD e Intel já podem incluir conectores USB4, já que o atual X570 possui conectores USB 3.2 Gen 2, cujo padrão foi anunciado em fevereiro de 2019; Apenas meio ano antes do seu lançamento no mercado.

Em resumo, em relação as vantagens e desvantagens do novo padrão USB4, temos um novo padrão que continua a complicar as coisas, mas pelo menos tem um nome mais simples, especificações mais fáceis de entender e soluções para alguns dos problemas apresentados pelos cabos e conectores atuais.

Veremos se uma taxa de transferência única é alcançada para todos os cabos para a próxima iteração do padrão, como é o caso dos conectores de vídeo, por exemplo, ou como eles conseguiram fazer pelo menos a carga de energia.

Pelo menos o conector que você usa permanece o mesmo, e isso felizmente não muda.

Em conclusão, o novo padrão USB4 traz algumas mudanças bem interessantes, com mais vantagens do que desvantagens.

Fonte: ADSLZone

Sair da versão mobile