in

Vaza código fonte do Windows, Microsoft Office e Azure!

Ao todo, um hacker conseguiu ter acesso a dezenas de gigas do código fonte!

De acordo com relatos da imprensa internacional, um hacker teve acesso a pelo menos 63,2 GB de puro código fonte da Microsoft, e isso inclui os principais produtos da empresa como o Microsoft Office, Windows e até o Azure. Assim, o hacker declara que teve acesso ao Github privado da empresa onde há um grande número de fragmentos de código fonte ainda armazenado.

Atualização: O ZDNET confirma que o vazamento não foi de apenas 63.2 GB e sim de 500GB! Neste momento, engenheiros da Microsoft estão analisando o prejuízo!vaza-codigo-fonte-do-windows-microsoft-office-e-azure-2

Além disso, o hacker também divulgou imagens do código fonte a fim de provar para o público tecnológico – e para a própria Microsoft – que agora possui realmente acesso ao seu código fonte. Na imagem abaixo, ele exibe o código fonte envolvendo arquivos/APIs para o Microsoft Cloud Services Azure, Office e algumas coisas do Windows.

codigo-fonte-do-windows-microsoft-office-e-azure-vaza-na-internet

Portanto, como dissemos, algumas informações ainda estão circulando na internet sobre o poder do código acessado. Contudo, é importante salientar que o hacker não teve acesso a todo o código fonte Microsoft. Foram apenas alguns trechos de um universo vasto. Porém, há quem diga que são códigos valiosos e que podem causar um forte prejuízo à empresa.

No entanto, a Microsoft já está ciente do caso e está analisando o código fonte que foi vazado. O código fonte do Windows, que ainda é o principal produto da Microsoft, está armazenado em uma biblioteca Git com um conteúdo chegando aos 300GB. Esta é, inclusive, considerada a maior biblioteca Git do mundo. Não se sabe até agora se o código fonte que o hacker teve acesso é a base essencial do Windows. Com a última atualização, o hacker pode sim ter conseguido todo o código do Windows.

Quando divulgado inicialmente, a Microsoft não acreditou no que aconteceu. Mas agora, após imagens vazadas, a empresa percebeu que não era uma simples falácia.

vaza-codigo-fonte-do-windows-microsoft-office-e-azure-2

Este mesmo hacker também ficou conhecido por ter conseguido invadir a maior empresa de comércio eletrônico da Indonésia, a Tokopedia, e, assim, vazou cerca de 91 milhões de dados de usuários. Porém, sobre o caso do vazamento do código fonte Microsoft, a empresa ainda não comenta sobre o assunto e permanece analisando o código fonte obtido pelo hacker.

Por fim, e não menos importante, assim que a Microsoft divulgar novas informações vamos fazer a atualização deste artigo. Por ora, não há informação se o código foi vazado em algum lugar para o público em geral, mas suspeitamos que ele já esteja à venda na Dark Web. Não sabemos se o hacker pediu algum resgaste à Microsoft para não divulgar o código ou se está acontecendo alguma negociação nos bastidores.