Veja as novidades do KDE Plasma 5.19 e 5.20

O Projeto KDE já está trabalhando na próxima versão principal, o desktop Plasma 5.20. Porém, eles resolveram dedicar a semana passada a resolver problemas da versão atual, KDE Plasma 5.19. Como explica logo de cara o desenvolvedor do KDE, Nate Graham, que nos mantém atualizados sobre o que está acontecendo no mundo do plasma:

Nesta semana, decidimos resolver os problemas no Plasma 5.19, que escaparam ao controle de qualidade e a alguns mais antigos – um número realmente enorme ao todo! Estamos levando em consideração seus apelos para focar na estabilidade e no polimento. Mas é claro que também trabalhamos em alguns novos recursos, porque podemos andar e mastigar chiclete ao mesmo tempo!

Paralelamente, além disso, parece que o ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.20 já está se preparando para ser um ótimo lançamento com muitas novas adições, bem como inúmeras correções e melhorias. Os novos recursos mais proeminentes incluídos até agora no Plasma 5.20 incluem um novo gerenciador de tarefas, apenas como ícone, como layout de plasma padrão mais moderno e fácil de usar, suporte para colar com o meio do mouse no Wayland, página reescrita Usuários das Configurações do Sistema e também a capacidade de desconectar telas em Wayland. Porém, antes de mostrarmos tudo o que fará parte do Plasma 5.20, veja o que foi feito em relação à versão 5.19.

Novas características

Correções de bugs e melhorias de desempenho

Melhorias na interface do usuário


O layout do pop-up do calendário do widget Relógio Digital foi aprimorado e otimizado em resposta ao feedback do usuário:

Destaques do KDE Plasma 5.20

notificador Free Space retorna ao Plasma 5.20 como uma notificação crítica e monitorando o suporte do sistema de arquivos raiz. Além disso, agora é possível ajustar o equilíbrio de elementos individuais de seus altofalantes e realizar mais pesquisas particulares usando os atalhos da Web do KRunner.

O Plasma 5.20 também facilitará o ajuste da espessura do painel, tornará a visualização expandida de itens ocultos da bandeja do sistema mais amigável ao toque com uma nova visualização em grade, funcionará melhor em telas ultra-amplas 21: 9 e permitirá que os usuários exibam mais rapidamente uma janela para um canto através de um atalho lado a lado com duas arestas, como Meta + Seta para a direita e Meta + Seta para cima.

A entrada e saída do modo Não perturbe é mais rápida no Plasma 5.20, graças a uma ação do botão do meio no ícone Notificações da bandeja do sistema, você pode finalmente visualizar os papéis de parede “Imagem do dia” na tela de bloqueio e agora existe um configurável pelo usuário configuração de zoom para o widget Navegador da Web.

O Plasma 5.20 também deve ter um desempenho melhor em sistemas low-end, tornando os arquivos e pastas da área de trabalho sempre visíveis, não solicita mais a senha do Wi-Fi aos usuários duas vezes ao inseri-la no miniaplicativo PlasmaNetworkmanager, não exibe mais o painel Plasma na parte superior da tela inteira aplicativos e visualizações no Wayland e permite que os usuários definam explicitamente o tamanho dos ícones da bandeja do sistema.

Outras mudanças

O banco de dados de atividades recebeu mecanismos de backup e auto-reparo para corrigir favoritos corrompidos e itens recentes, você não pode mais visualizar documentos recentes nos resultados de pesquisa do KRunner se eles foram acessados em Atividades privadas, e há um suporte melhor ao Flatpak apps.

Há um novo gesto do Meta + click para mover janelas, para que não entre em conflito com o Blender, Inkscape ou Krita, mas os usuários podem alterá-lo novamente para Alt + click se não usar esses aplicativos. O gerenciador de arquivos Dolphin agora mostra corretamente a quantidade de espaço livre na barra de status ao usar o desktop:/ URL e lida melhor com o arrastamento de arquivos.

O applet Bateria e brilho agora mostra quais aplicativos estão impedindo o bloqueio do sono e da tela e permite que você tome medidas contra ele, há uma configuração mais granular da aceleração do ponto do touchpad e a animação ao alterar o brilho da tela agora é muito mais suave.

O recurso de documentos recentes do KRunner agora é mais consistente e relevante. Além disso, sua janela agora é exibida corretamente no Wayland ao usar um painel superior. Do mesmo modo, os itens da bandeja do sistema agora respeitam a Lei de Fitts e o applet de áudio Plasma e a página Configurações do sistema agora filtram os dispositivos de áudio não utilizados por padrão.

Outros aprimoramentos

Aprimoramentos menores também estão presentes nas guias de estilo do Breeze para torná-los mais consistentes com a altura dos botões e campos de texto, os títulos e cabeçalhos das seções, o comportamento de passar o mouse do miniaplicativo Global Menu, o rótulo “Still looking” do Discover e o volume e OSDs de brilho, que agora são mais compactos e mostram a porcentagem.

O mesmo vale para o layout da janela pop-up do widget Relógio Digital, que foi refinada e simplificada, a janela Atalhos da Web, que agora tem o mesmo tamanho quando é aberta na página KRunner de Configurações do Sistema e as sombras das janelas pop-up nos aplicativos GTK3 ao usar o tema Breeze GTK, que agora corresponde aos aplicativos baseados em Qt.

O Plasma 5.20 estará disponível para testes beta públicos em 17 de setembro. A versão final deverá atingir os repositórios estáveis das distribuições GNU/Linux mais populares em meados de outubro. O plasma 5.20 será suportado até janeiro de 2021.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile