Veja como identificar se seu smartphone está infectado por malware

Muitas pessoas baixam muitos aplicativos o tempo inteiro, seja das lojas oficiais ou de fontes não tão confiáveis. Além disso, fazem uso de e-mails e muito mais. E essas, podem ser portas de entrada para que os malwares entrem em seus smartphones. Existem alguns sinais que podem indicar que o seu smartphone está infectado com malware.

Sinais que podem indicar que um smartphone foi infectado por um malware

O primeiro sinal é uma queda no desempenho do seu telefone. Se os aplicativos estão demorando muito para carregar ou estão travando aleatoriamente, seu telefone pode ter sido invadido. Outro bom sinal de que algo não está certo é quando as baterias do seu telefone estão acabando muito rápido.

Com o malware sendo executado secretamente em segundo plano, o aplicativo infectado precisa obter energia em algum lugar e está vindo da bateria do seu telefone bem debaixo do seu nariz. Seu telefone está ficando sem bateria muito rapidamente ou aquecendo constantemente? Pode ser malware.

Uma outra coisa a se observar é o seu plano de internet. Se você não tiver um plano de dados ilimitado e perceber que está ficando sem dados no início do mês do que o normal pode ser o resultado de o malware que seu telefone está executando.

Um terceiro ponto a levar em consideração é o aparecimento de pop-ups na tela do seu telefone. Se estiver vendo muitos deles na tela do seu dispositivo, seu telefone certamente foi infectado por algum malware.

E embora existam outras razões além do malware para o superaquecimento do telefone, pode ser um sinal de que seu aparelho está infectado. Se você suspeitar que o malware é o problema com o seu aparelho, dê uma olhada na loja de aplicativos do seu telefone e procure um aplicativo antivírus altamente classificado e instale-o para encontrar o possível malware

Depois de executar uma verificação, o aplicativo antivírus pode fornecer algumas sugestões a serem seguidas. Ele recomenda excluir um aplicativo específico, faça isso imediatamente, mesmo que você prefira não se livrar dele.

Existem diferentes tipos de malware e a maioria deles pode atingir você na carteira

Caso os antivírus não resolvam o seu problema, talvez seja necessário fazer a restauração de Fábrica. Certifique-se de fazer backup de arquivos e dados que deseja manter e limpar seu telefone antes de restaurar aos padrões de fábrica. 

Ter seu telefone invadido é um problema muito sério que pode resultar na eliminação de sua conta bancária por um criminoso. Fique de olho no desempenho do seu telefone e, ao primeiro sinal de que algo parece errado, procure instalar um aplicativo antivírus antes que as coisas saiam do controle.

Existem muitos tipos diferentes de malware. O adware pagará a receita do hacker gerando anúncios automaticamente na interface do usuário do seu telefone. Outras formas de malware podem controlar seu telefone remotamente e assumir sua câmera e outros recursos. Outros irão inscrevê-lo sem permissão para serviços de preço premium (geralmente serviços de mensagens) que você não quer e nunca pediu.

Além disso, outros malwares são projetados para permitir que o hacker tenha acesso aos seus aplicativos bancários para roubar seu dinheiro. O objetivo na maioria das vezes quando se trata de hackear é separar você do seu dinheiro para que ele possa ser obtido pelo hacker.

Via: PhoneArena

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile