Veja como instalar o Wine 4.5 no Arch, Ubuntu e derivados

O Wine acaba de anunciar sua versão 4.5 onde podemos encontrar o suporte que oferece ao Vulkan 1.1, dentro desta camada de compatibilidade de código aberto que nos permite rodar programas do Winndows no Gnu Linux ou Mac sem problemas.

No anúncio do Wine 4.5 podemos encontrar as seguintes características:

  • Suporte para o Vulkan 1.1;
  • Melhor suporte para objetos do kernel em drivers de dispositivos;
  • Ainda mais APIs da Media Foundation implementadas;
  • Suporte para elementos SVG em MSHTML;
  • Correções para problemas de conversão de casos na configuração regional da Turquia;
  • E um total de 30 correções de bugs.

Lembre-se que o Wine é uma reimplementação da interface de programação de aplicativos Win16 e Win32 para sistemas operacionais baseados em Unix. Convido-o também a visitar o seu site, onde você verá opiniões, conselhos e muita informação para usar o Wine com todos os tipos de jogos, programas e software em geral.

Vinho-exemplo

Para utilizadores do Ubuntu, Linux Mint e derivados aqui está um pequeno tipo de instalação através do Wine PPA oficial:

sudo apt-add-repository https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/

wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/Release.key && sudo apt-key add Release.key

sudo apt-get update

sudo apt-get install --install-recommends winehq-devel

Para instalação no ArchLinux, Manjaro, Antergos e derivados, podemos usar:

sudo pacman -S wine

Para qualquer download adicional, você pode sempre visitar o site do Wine e escolher o instalador que você deseja.

Wine-Staging 4.5

Enquanto o Wine-Staging 4.4 estava em 770 patches, o Wine-Staging 4.5 caiu para 759 patches, graças a mais melhorias. O Wine-Staging ainda reverte o suporte ao FAudio para sua implementação do XAudio2 até que mais distribuições do Linux tenham iniciado o FAudio.

Vários patches em torno do código X11 do Wine, URLMON, Kernel32 e outras áreas foram submetidos a upstream.

Uma novidade no Wine-Staging 4.5 é o suporte ao OpenCL 1.2 dentro do código OpenCL do Wine. Vários outros patches também foram atualizados para trabalhar com este último instantâneo de desenvolvimento bi-semanal.

Downloads binários para o Wine-Staging 4.5 estão disponíveis no site WineHQ.org.

Wine com suporte ao adaptador Vulkan para Direct3D

Como primeiro passo em direção aos planos de ter um back-end Vulkan para o próprio WineD3D para o Wine mapeando versões mais antigas do Direct3D para o Vulkan, uma implementação inicial do adaptador Vulkan acaba de ser mesclada.

A CodeWeavers está buscando um back-end da Vulkan para o WineD3D, semelhante ao DXVK, porém que pode funcionar com versões mais antigas do Direct3D e também continuar a manter o back-end maduro do Direct3D para o OpenGL que tem sido a implementação padrão. Perseguir este moderno back-end da Vulkan para o WineD3D pode render um melhor desempenho e também trabalhar potencialmente no macOS no futuro via MoltenVK.

Mesclado por Henri Verbeet da CodeWeavers é apenas a implementação inicial do adaptador Vulkan para enumerar o dispositivo no WineD3D em vez do renderizador OpenGL, mas na verdade não está fazendo nada real para os usuários finais ainda.

Será interessante ver até que ponto este código do WineD3D Vulkan avança nos próximos meses e, se for utilizável, virá o Wine 5.0 no início de 2020.

 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile