Veja novos modelos do GNOME Shell para smartphones

Veja novos modelos do GNOME Shell para smartphones

Com o Phosh, a face móvel do GNOME Shell, tomando forma nos telefones, não é difícil começar a pensar em como a experiência do usuário do GNOME pode funcionar em tamanhos de tela maiores. Tipo, digamos um tablet. Este é o chamado GNOME Mobile Shell.

Apesar de algumas pessoas pensarem que o GNOME Shell é uma interface do usuário focada no toque, não é. De fato, é muito complicado de usar sem teclado ou mouse. O mesmo aconteceu com Unity, RIP.

Assim como o mostrado nas imagens conceituais “muito experimentais” compartilhadas recentemente pelo designer do GNOME Tobias Bernard no projeto Gitlab do GNOME.

Tobias é o principal designer de UI/UX da Purism e trabalha diretamente no Phosh.

Conceito móvel convergente do GNOME

Todos os modelos de interface de Tobias, que você pode ver mais abaixo, são interessantes. A interface do usuário se parece com um casamento do moderno GNOME Shell que todos conhecemos e de seu primo orientado ao toque, o Phosh:

Gerenciamento de janelas

Teria sido fácil expandir a área atingida dos controles da janela do Adwaita, colocar um dock na tela e terminar (lembra muito o Unity 8), mas não é isso que está sendo exibido.

Uma boa experiência do usuário não é apenas uma soma final composta por partes, mas um todo.

Multitarefa, estilo Phosh.
Tome como noção, executar três aplicativos na tela ao mesmo tempo. É algo que damos como certo na área de trabalho, mas em um tablet? 

Portanto, é encorajador ver os designs considerando por que e como as pessoas usam seus dispositivos (ou seja, para fazer as coisas) e não se concentrar apenas na criação de uma interface do usuário para fazer com que as pessoas usem os dispositivos de uma maneira específica como tentou a Microsoft.

GNOME Mobile Shell

Pegue o calendário, relógio, notificações, controles rápidos etc.

Em vez disso, Tobias os divide em uma caixa fora da tela contendo informações passivas (data, hora, clima etc.):

E um off-screen stag obedecendo a ações (controles rápidos, notificações etc.):

Isso, sem dúvida facilita “varrer” todas essas coisas sob o painel (por assim dizer).

Todos esses modelos representam um ponto de partida. Conceitos de Tobias mostram até onde é possível levar uma interface GNOME-powered.

Se o Pine64 se preparar para lançar o primeiro tablet Linux ainda este ano, e a disponibilidade de dispositivos conversíveis aumentar, uma interface do usuário centrada no toque é uma área que os desenvolvedores do Linux precisarão enfrentar em algum momento.

E quem melhor para indicar o caminho nessa interseção de fatores de forma do que projetos de código aberto como o GNOME?

Conceito de convergência do GNOME no Gitlab

OMG Ubuntu

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