in

Veja o que há de novo no KDE Applications 20.04

Kdenlive, Dolphin e muitos outros apps do KDE chegam renovados.

O Projeto KDE lançou hoje o pacote de software de código aberto KDE Applications 20.04 para distribuições GNU/Linux e outras plataformas suportadas. Esta é uma série importante que apresenta novos recursos e melhorias.

Após vários meses de desenvolvimento, o pacote de software KDE Applications 20.04 chegou para substituir a série KDE Applications 19.12 por uma infinidade de mudanças e aprimoramentos importantes e interessantes em muitos dos aplicativos e componentes incluídos.

Veja o que há de novo no KDE Applications 20.04

Os componentes que receberam mais atenção durante esse ciclo são o gerenciador de arquivos Dolphin, que agora permite que os usuários assistam a filmes armazenados em sites remotos sem baixá-los, transmitindo diretamente para o seu player de vídeo.

Além disso, o Dolphin agora facilita a conexão com os compartilhamentos Samba em sistemas Windows. A navegação pelo teclado também foi aprimorada para permitir que você mova o foco de e para o painel do terminal sem usar o mouse.

O Dolphin agora também vem com suporte embutido para arquivos 7Zip e uma nova função “Duplicar aqui” no menu de contexto do botão direito do mouse que permite duplicar arquivos de maneira rápida e fácil.

Kmail

Também aprimorado na versão KDE Applications 20.04, o cliente de e-mail do KMail, que agora permite exportar emails facilmente para PDF, exibe melhor os emails no formato Markdown e avisa quando o compositor é aberto após clicar em um link que solicita a anexação de um arquivo.

Kdenlive

Kdenlive 20.04 Beta lançado

O Kdenlive, o poderoso editor de vídeo, também recebeu alguma atenção. Torna a edição de vídeo mais rápida e aprimora a visualização multipista com uma nova resolução de visualização configurável e introduz um novo recurso de “zoom nos quadros-chave”, que ajuda a editar vídeos com mais precisão.

Agora também é possível soltar diretamente seus arquivos do gerenciador de arquivos na linha do tempo. O encaixe dos clipes também foi aprimorado, permitindo que os usuários usem apenas faixas ativas.

KDE Connect

O KDE Connect agora permite iniciar uma nova conversa com o aplicativo SMS, aprimora o processamento de notificações de chamadas, exibe players remotos de mídia no miniaplicativo Media Player e apresenta um novo conjunto de ícones de status de conexão.

Okular

O visualizador de documentos do Okular recebeu várias melhorias de acessibilidade com rolagem inercial para telas sensíveis ao toque e rolagem suave para telas de mesa e touchscreen. O emulador de terminal Konsole agora permite que você vá diretamente para uma das nove primeiras guias usando a combinação de teclado Alt + (uma tecla numérica).

Elisa

O Elisa music player recebeu uma nova exibição “Now Playing”, um novo modo de reprodução aleatória visual e a capacidade de minimizar a lista de reprodução na bandeja do sistema e ouvir suas músicas favoritas sem manter a janela principal aberta.

Outras novidades

Por último, o utilitário Lokalize agora suporta a ferramenta de correção gramatical da Language-Tool, o visualizador de imagens Gwenview é novamente capaz de importar imagens de locais remotos, e o emulador de terminal Yakuake suporta redimensionamento vertical arrastando a barra inferior e iniciando um nova guia no local da guia atual.

Os aplicativos incluídos na versão 20.04 do KDE Applications devem estar disponíveis em breve para download nos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do GNU/Linux. Você também pode baixá-los no Flathub e Snap Store .

Ele será suportado com três atualizações de manutenção até o final deste verão. Eles incluem os aplicativos KDE 20.04.1 em 14 de maio, os aplicativos KDE 20.04.2 em 11 de junho e os aplicativos KDE 20.04.3 em 9 de julho.

Samsung confirma data de lançamento do Android 11 para Galaxy S20 e Note 20

Câmeras do Galaxy S20 Ultra são marcadas por problemas de foco automático

Samsung quer rivalizar com o olho humano com sensores de câmera de 600 megapixels

Samsung quer rivalizar com o olho humano com sensores de câmera de 600 megapixels