Velocidades Wi-Fi 7 de 33 Gbps chegarão aos roteadores domésticos no próximo ano

Vimos muitas notícias sobre o Wi-Fi 7 esta semana. Esse protocolo Wi-Fi da próxima geração, está quase chegando e promete velocidades pelo menos três vezes mais rápidas que a geração atual. A Qualcomm anunciou uma nova série de pontos de acesso corporativos Wi-Fi 7, malha Wi-Fi, gateways de operadora e roteadores de alto desempenho, com velocidades de conexão de 10 GBps para muitos aplicativos corporativos e domésticos. Velocidades Wi-Fi 7 de 33 Gbps chegarão aos roteadores domésticos no próximo ano.

A tecnologia Wi-Fi sempre ficou atrás das opções com fio em termos de velocidade e desempenho, mas os desenvolvimentos mais recentes estão ajudando a diminuir a diferença, embora por uma pequena margem.

A geração atual de Wi-Fi 6 e 6E chega a aproximadamente 10 Gbps. Com o próximo Wi-Fi 7, no entanto, serão possíveis velocidades de até 33 Gbps. E, de acordo com as últimas notícias, isso pode ser uma realidade já no próximo ano.

Wi-Fi 7 em roteadores domésticos já em 2023?

Embora o rascunho final do novo protocolo não esteja oficialmente disponível até 2024, isso não impede a Qualcomm de avançar com roteadores que suportarão a nova versão. A empresa já está dando aos clientes de hardware acesso antecipado aos chipsets, com dispositivos comerciais esperados para começar a aparecer em 2023, apesar do Wi-Fi 6 ter apenas alguns anos.

“A Qualcomm Technologies possibilitou a era do Wi-Fi de 10 Gbps com nossas primeiras entregas aos clientes da família Wi-Fi 7 Networking Pro Series”, disse Nick Kucharewski, vice-presidente sênior e gerente geral de infraestrutura e rede sem fio da Qualcomm.

Ele disse ainda que, “Combinando o suporte para as mais recentes inovações do Wi-Fi 7 com nossa arquitetura de plataforma de produto exclusiva, a plataforma permite soluções que vão desde malha para toda a casa até redes de conectividade poderosas para grandes locais públicos.”

Por que essa tecnologia é tão superior ao Wi-Fi 6?

Um benefício adicional do novo protocolo é o dobro da largura do canal, o que significa que os dispositivos poderão suportar muito mais usuários do que o Wi-Fi 6. A Qualcomm está dizendo que até 500 usuários poderão acessar um único canal Wi-Fi 7.

O Wi-Fi 7 também deve fornecer latência reduzida, tornando-o uma opção ideal para jogos e videoconferência, bem como aplicativos de realidade aumentada e virtual. Em outras palavras, estamos falando de uma tecnologia mais rápida, sem perdas e mais adequada aos usuários.

Via: AndroidAuthority

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile