in

Vendas de laptops, desktops e periféricos aumentam à medida que mais pessoas trabalham em casa

Vários produtos viram vendas aumentar mais de 100%.

Vendas de laptops, desktops e periféricos aumentam à medida que mais pessoas trabalham em casa
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

A interrupção causada pela COVID-19 tem destruído muitas indústrias, mas alguns setores estão se beneficiando. Produtos de produtividade doméstica, como monitores, PCs e webcams, viram suas vendas dispararem, graças a tantas pessoas que agora trabalham e estudam em casa.

Vendas de dispositivos aumentam à medida que mais pessoas trabalham em casa

Embora a pandemia tenha um efeito devastador no mercado de telefonia móvel, os consumidores que trabalham e estudam em casa descobrem que não têm itens essenciais — ou precisam atualizar equipamentos antigos — e estão impulsionando o setor com suas compras, de acordo com o grupo NPD, empresa de pesquisa de mercado.

Stephen Baker, vice-presidente de tecnologia e dispositivos móveis do grupo NPD, disse:

Seja trabalhando ou aprendendo em casa, é necessário hardware de produtividade. Com muitos americanos se estabelecendo nessa nova realidade, vimos um aumento histórico de vendas nas duas primeiras semanas de março.

Vendas de laptops, desktops e periféricos aumentam à medida que mais pessoas trabalham em casa
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Muitas vendas!

O NPD relata que, em comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas de roteadores aumentaram 29%, as vendas de mouse aumentaram 31%, os laptops e desktops aumentaram 40% e os teclados tiveram um salto de 64%. Vários itens tiveram um aumento de vendas superior a 100%. Por exemplo: estações de encaixe (118%), fones de ouvido para PCs (134%), monitores de PCs (138%) e webcams (179%).

Em entrevista ao Yahoo Finance, o vice-presidente de pesquisa da IDC, Linn Huang, disse que a maioria dos dispositivos comprados era sobra da temporada de inverno, quando os varejistas estocaram temendo que a guerra comercial China-EUA impactasse as vendas. Ele alertou que a oferta pode ser prejudicada no segundo trimestre. Isso ocorre porque as fábricas na China retornam lentamente à produção padrão após o surto de COVID-19; e isso causa um atraso na fabricação de peças de dispositivos.

Por fim, outro setor que se beneficia com as pessoas que ficam em casa é o mercado de videogame e consoles. Depois de experimentar quedas drásticas nos últimos meses, à medida que as pessoas esperam por seus sucessores, o PlayStation 4 e o Xbox One viram um aumento nas vendas após quarentenas em todo o mundo. As vendas de jogos, tanto via downloads quanto físicos, também aumentaram.

Fonte: Tech Spot

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.