Vendas de smartphones na China caem para pior nível desde 2012

Pior do que durante os bloqueios de 2020 e menos da metade das vendas de 2016.

As crises globais causadas por pandemias e guerras parecem afetar em cheio o crescimento de alguns setores da economia chinesa. Pelo menos se formos medir a venda de smartphones, teremos números frustrantes, com o mesmo nível de dez anos atrás. Assim, as vendas de smartphones na China caem para pior nível desde 2012.

As vendas de smartphones caíram na China, com o segundo trimestre vendo o país voltar aos volumes experimentados pela última vez em 2012. Naquele ano, a Samsung lançou o Galaxy SIII e a Apple apresentou ao mundo o iPhone 5.

A Counterpoint Research Market Pulse para o segundo trimestre de 2022 descobriu que cerca de 60 milhões de smartphones foram vendidos no trimestre, menos da metade do momento de pico da China para vendas de smartphones no quarto trimestre de 2016.

Sem surpresa, a pandemia do COVID-19 foi citada como uma grande razão para a queda.

“A economia da China cresceu apenas 0,4% ano a ano no segundo trimestre de 2022, abaixo da expectativa do mercado de 0,8% a 1%”, disse o analista sênior Ivan Lam.

Vendas de smartphones na China caem para pior nível desde 2012

Os bloqueios nas principais cidades chinesas foram o motivo dessa desaceleração e fizeram com que os consumidores chineses parassem de gastar em muitas categorias – como seria de esperar quando foram impedidos de sair e a China enfatizou as cadeias de suprimentos de alimentos.

As altas taxas de penetração de smartphones também não ajudaram, disse Lam. As grandes vendas online no final do trimestre causaram um pico de vendas, mas esse aumento foi 10% menor do que nas vendas do ano passado.

A Vivo manteve seu lugar no topo do mercado de smartphones da China, mas sua participação de mercado de 19,8% foi uma queda substancial.

A HONOR aumentou sua participação de mercado em mais de 100% ano a ano, de 7,7% para 18,3%. A Apple também conseguiu aumentar a participação, em apenas um ponto. As marcas chinesas Oppo, Huawei e Xiaomi perderam participação. Apenas a Huawei tem uma desculpa não pandêmica, tendo vendido a HONOR e reduzido seu alcance.

A Xiaomi conseguiu melhorar o desempenho em junho, talvez um sinal de que o segundo semestre de 2022 trará dias melhores. Lam disse que os telefones dobráveis também podem induzir os compradores a atualizar seus dispositivos.

Mas ele também alertou que o mercado continuará difícil.

“Dado o baixo volume de vendas no segundo trimestre de 2022, esperamos que as vendas de smartphones se recuperem no próximo trimestre”, disse ele. “Ao mesmo tempo, com a demanda continuando abaixo do esperado devido ao fraco sentimento do consumidor e à falta de inovações, será muito difícil melhorar a situação no segundo semestre em relação ao ano passado.”

O que pode não ser uma notícia totalmente ruim para o resto do mundo de compra de smartphones, como se os fabricantes chineses reduzissem os volumes para atender às expectativas locais silenciosas, os problemas da cadeia de suprimentos poderiam facilitar para os compradores em outros lugares. 

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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