Venezuela pode ter Bitcoin e Ethereum, mas não sabe como usá-los

A Venezuela pode ter Bitcoin e Ethereum, mas não sabe como usá-los. Imagem: Reprodução / The Next Web.

O Banco Central da Venezuela está investigando se pode armazenar criptomoedas (Bitcoin e Ethereum) em seus cofres, informou a Bloomberg citando quatro pessoas anônimas próximas ao assunto. Portanto, a Venezuela pode ter Bitcoin e Ethereum, mas não sabe como usá-los.

Venezuela tem Bitcoin e Ethereum, mas não sabe como usá-los

De acordo com o relatório, a investigação do banco segue um pedido da Petroleos de Venezuela SA (PSDV) – empresa estatal de petróleo e gás natural do país – que aparentemente está enviando Bitcoin e Ethereum ao banco central .

A instituição usaria a criptomoeda para pagar aos fornecedores da companhia de petróleo.

Não se sabe como a PSDV passou a possuir o Bitcoin e o Ethereum, ou o valor de suas participações, mas não é difícil ver por que ele iria querer evitar vender suas moedas no mercado aberto.

Fazer isso exigiria o registro em uma exchange de criptomoedas. Além disso, exigiria a adesão a verificações de due diligence em todo o setor, algo que com certeza a PSDV terá prazer em renunciar.

Os funcionários do banco central também estão analisando propostas que, se aplicadas, veriam as criptomoedas serem contabilizadas em reservas internacionais, que atingiram uma baixa de 29 anos em US $ 7,9 bilhões depois que o país vendeu algumas de suas reservas de ouro em maio.

Muitos recorrem ao Bitcoin para evitar controle externo. Imagem: KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY / Getty Images.

A Venezuela continua sofrendo

Em uma base puramente prática, faria sentido para a Venezuela, que enfrenta maiores sanções internacionais, explorar o potencial uso de criptomoedas na esperança de superar seu isolamento do sistema financeiro global.

De fato, o regime autoritário de Nicolás Maduro tem trabalhado para tirar El Petro, uma criptomoeda estatal, do chão, com pouco proveito.

De qualquer forma, os esforços constantes do governo para recorrer à criptomoeda servem para destacar o quão desesperador é planejar algo para contornar as sanções.

Enquanto isso, os venezuelanos estão realmente sofrendo.

Se gostou deste artigo sobre a Venezuela possuir criptomoedas Bitcoin e Ethereum, não deixe de compartilhar!

Fonte: The Next Web

Leia também: A criptomoeda da Coreia do Norte provavelmente é uma besteira

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile