Ventoy Multiboot USB Creator adiciona suporte para Fedora CoreOS e mais de 940 ISOs

Assim, você poderá desfrutar de várias distribuições Linux de forma mais prática.

Claylson Martins
Por Claylson Martins

O popular e poderoso utilitário de criação de USB multiboot Ventoy foi atualizado agora para a versão estável 1.0.79, que adiciona suporte para novas ISOs e várias correções de bugs. Assim, o Ventoy Multiboot USB Creator adiciona suporte para Fedora CoreOS e mais de 940 ISOs.

A grande novidade no Ventoy 1.0.79 é o suporte ao Fedora CoreOS, uma distribuição Linux mínima desenvolvida pelo Projeto Fedora e patrocinada pela Red Hat depois que eles adquiriram o projeto CoreOS Linux em janeiro de 2018. Isso eleva o total de ISOs oficialmente suportados para mais de 940.

A versão Ventoy 1.0.79 também vem com várias correções de bugs para resolver um bug que ocorreu quando as distribuições baseadas no Red Hat Enterprise Linux usaram um arquivo kickstart externo. Esse problema fez a opção VTOY_LINUX_REMOUNT não ter efeito no openSUSE Linux, bem como um bug que quebrou a opção autosel.

Ventoy Multiboot USB Creator adiciona suporte para Fedora CoreOS e mais de 940 ISOs

Ventoy Multiboot USB Creator adiciona suporte para Fedora CoreOS e mais de 940 ISOs
Ventoy Multiboot USB Creator adiciona suporte para Fedora CoreOS e mais de 940 ISOs.

Também houve a correção de um bug que havia no arquivo Ventoy2Disk.gtk. Isso tornava seu espaço reservado incapaz de conter o dígito 9 e um bug em que um repositório não era localizado ao instalar o Kylin Server v10 SP2.

Fora isso, o Ventoy 1.0.79 reverte o utilitário Super-UEFIinSecureBoot-Disk para a versão 3.3. Além disso, atualiza o utilitário vtoyboot para a versão 1.0.24, que corrige um erro quando o grub2-editenv estava sendo executado após a inicialização do vdisk. Do mesmo modo, atualiza as linguagens . json para suportar mais linguagens.

Se você confia no Ventoy para criar discos USB de inicialização múltipla, pode baixar a versão 1.0.79. Existem versões para distribuições GNU/Linux de 64 bits ou sistemas Windows, ou como uma imagem ISO live do site oficial.

Mesmo que seja um projeto de código aberto e gratuito, o Ventoy introduziu um serviço de assinatura premium. Desde maio de 2022 o Ventoy cobra um valor de US$ 19 ao ano com a versão 1.0.72. O serviço de assinatura do Ventoy tem como foco os usuários que desejam desfrutar de um fórum exclusivo. Assim, há documentação personalizada, suporte técnico profissional, suporte ISO específico ou ter acesso a novas versões antes de qualquer outra pessoa e ao roteiro do Ventoy. Mais detalhes estão disponíveis aqui.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.