Verificando a versão do OpenGL no Linux

Descubra o poder do OpenGL: Iluminando o caminho para gráficos avançados!

  • Entenda o OpenGL: Uma visão geral do OpenGL, uma API multiplataforma e multilíngue para renderização de gráficos vetoriais 2D e 3D.
  • Verificando a versão do OpenGL: Um guia passo a passo sobre como verificar a versão do OpenGL em seu sistema.
  • Dicas para versões modernas do OpenGL: Sugestões para trabalhar com versões mais recentes do OpenGL e entender as diferenças entre os perfis core e compat.
  • Decifrando a saída: Uma explicação detalhada dos resultados do comando de verificação da versão do OpenGL.

Hoje, vamos explorar como verificar a versão do OpenGL. O OpenGL (Open Graphics Library) é uma interface de programação de aplicativos (API) que funciona em várias linguagens e plataformas, destinada à renderização de gráficos vetoriais 2D e 3D. Essa API é comumente utilizada para interagir com uma unidade de processamento gráfico (GPU), possibilitando uma renderização acelerada por hardware.

Como verificar a versão do OpenGL

Para verificar a versão do OpenGL, você pode usar o seguinte comando no terminal:

glxinfo | grep "OpenGL version"

O resultado será algo como:

OpenGL version string: 1.4 (2.1 Mesa 7.7.1)

Dicas adicionais

Para versões mais recentes do OpenGL, pode ser mais eficaz procurar apenas por “version” em vez de “OpenGL version”, devido às diferenças entre os perfis core e compat, bem como as várias versões do GLSL e GLES:

glxinfo | grep 'version'

O resultado será algo semelhante a:

server glx version string: 1.4
client glx version string: 1.4
GLX version: 1.4
    Max core profile version: 4.1
    Max compat profile version: 3.0
    Max GLES1 profile version: 1.1
    Max GLES[23] profile version: 3.0
OpenGL core profile version string: 4.1 (Core Profile) Mesa 11.1.2
OpenGL core profile shading language version string: 4.10
OpenGL version string: 3.0 Mesa 11.1.2
OpenGL shading language version string: 1.30
OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 3.0 Mesa 11.1.2
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 3.00

Note que a versão real é apresentada pelo “core profile version” (4.1), enquanto a “OpenGL version” é apresentada como 3.0.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile