in

Versão Beta do Elementary Juno 5.0 deve sair em breve

Versão Beta do Elementary Juno 5.0 deve sair em breve, de acordo com o fundador do projeto.

Elementary OS Logo

De acordo com o Fundador do projeto Elementary, Daniel Foré, estão sendo feitos os últimos ajustes antes do lançamento da primeira versão Beta do Elementary Juno. Segundo ele, o trabalho está concentrado na correção de bugs, polimento e controle geral de qualidade e testes. Ele também adiantou algumas surpresas da nova versão do Elementary. O elementary OS é uma distribuição de desktop baseada no Ubuntu. Alguns de seus recursos mais interessantes incluem um ambiente de área de trabalho personalizado chamado Pantheon e muitos aplicativos personalizados, incluindo fotos, músicas, vídeos, calendário, terminal, arquivos e muito mais. Ele também vem com alguns aplicativos familiares, como o navegador da Epiphany e um fork do Mail da Geary. Saiba quais novidades estão sendo preparadas para o Elementary Juno Beta 5.0.

Notificações

Foram feitas algumas alterações na maneira como o indicador de Notificações funciona. No momento, os desenvolvedores podem identificar seus aplicativos no servidor de notificações usando o GLib.Notification. No entanto, também já havia um método que tentava adivinhar o aplicativo correto para notificações que não incluíam um ID. Isso muitas vezes resultou em notificações sendo agrupadas incorretamente, especialmente com notificações baseadas em elétron. Para corrigir isso, foram feitas duas coisas:

  1. Remoção do mecanismo que tenta adivinhar de qual aplicativo uma notificação foi enviada. Assim, todas as notificações enviadas sem um ID serão categorizadas como “Outro” a partir de agora.
  2. Foram enviadas atualizações para o ElectronFirefox e LibNotify.  Assim, é possível ajudar os desenvolvedores a identificar aplicativos adequadamente no servidor de notificações. Então, isso deve beneficiar não apenas o elementary OS, mas também o GNOME e outros desktops de código aberto.

Um dos feedbacks esperados é em relação às notificações de “Outros” aplicativos. Isso significa que os aplicativos que não se identificam corretamente com o servidor de notificação e, portanto, não podem ser controlados individualmente, não poderão enviar notificações de maneira imediata.

É possível reativar as notificações para “Outros” aplicativos nas Configurações do sistema, como “Notificações”. Porém, ele recomenda que pressione os desenvolvedores de seus aplicativos favoritos para garantir que eles enviem o ID do aplicativo para o servidor de notificações.

Arquivos

Como um dos aplicativos mais maduros, o Files antecede nossa padronização no Vala como uma linguagem de programação. Foi historicamente escrito em C e portado para novas classes Vala, que são centenas de linhas mais curtas. Isso significa uma base de código muito mais limpa e mais fácil de manter. Assim, houve uma série de melhorias de estabilidade e desempenho. Também foram descartadas várias funções internas e, em vez disso, usar as funções de bibliotecas upstream como Gtk +, GIO etc.

Os arquivos agora suportam totalmente HiDPI e processa os ícones e miniaturas em seus pontos com clareza.

Configurações de sistema

Neste ciclo, o esforço ficou concentrado nas Configurações do Sistema. O Printers recebeu muita atenção e uma reformulação significativa, com design reformulado.

A navegação entre diferentes tipos de configurações é muito mais clara. O botão “Imprimir página de teste” agora está sempre visível em uma posição óbvia no canto inferior direito. Os trabalhos concluídos agora são sempre mostrados na Fila de impressão e classificados separadamente dos trabalhos pendentes, independentemente de sua hora de início. Nós também fazemos uso do utilitário RelativeDateTime em Granite para dar a você mais tempo de leitura como “5m atrás” ou “Ontem”. Por último, mas não menos importante, os popovers para adicionar e remover impressoras agora são diálogos e têm navegação mais simples e clara também.

As configurações de idioma e região tiveram um pouco de atualização de design, pois foram transferidas para o novo Granite SimpleSettingsPage. O link para Configurações do teclado agora é um botão rotulado mais óbvio e as ações para o idioma selecionado agora flutuam no canto inferior direito da janela.

O rótulo para o idioma atualmente selecionado agora também usa uma fonte maior e é acompanhado pelo ícone de configurações de localidade. Isso traz as coisas mais de acordo com muitas outras páginas de configurações que você verá. Você também pode perceber que o InfoBars agora vem com um pequeno ícone no lado esquerdo relacionado ao tipo de mensagem.

Se você ainda não sabia, pode encontrar um link para relatar um problema com o SO elementar em Configurações do sistema ? Sobre. Agora, em vez de ir para uma página da Web no Launchpad para selecionar um componente para o qual um problema foi submetido, há uma caixa de diálogo com categorias e ícones. Portanto, isso deve ajudar a filtrar e encontrar o repositório GitHub correto para registrar um problema.

Mais dois recursos chegaram às Configurações do Sistema neste mês: agora você pode excluir papéis de parede das Configurações do Sistema ? Área de Trabalho ? Papel de Parede com um menu de clique secundário. Portanto, também é possível definir manualmente o fator de escala do monitor em Configurações do Sistema ? Monitores.

Código

Melhorias no Code para torná-lo ainda mais eficiente como editor de código.

O código agora vem com novos comportamentos backspace e home key inteligentes. Assim, é esperada mair eficácia quando se toca nessas teclas e reduz o número de repetições. Ele também agora aceita dois pontos além dos pontos na entrada Line Number. Então, isso significa que você pode clicar em “123: 45” para pular para o 45º caractere na linha 123.

Foi adicionado um item “Open Folder” na tela de boas vindas. Assim, fica muito mais rápido e óbvio começar uma página em branco. Foi adicionada uma animação à barra lateral ao alternar entre as pastas e os símbolos do projeto.

E por fim, foi adicionado por padrão o suporte do EditorConfig ao Code na página inicial do EditorConfig.org.

E mais

Então, muitos aplicativos agora estão testando com o Houston CI , atendendo aos mesmos padrões rigorosos de publicação para aplicativos de terceiros no AppCenter. Além disso, estão sendo trabalhadas melhorias de desempenho para o painel. Assim, a área de trabalho será carregada com mais facilidade para usuários com discos rígidos lentos.  Ao todo, foram cerca de 490 problemas resolvidos.