VirtualBox 7.0 lançado com suporte a DXVK e inicialização segura

Além disso, vem com criptografia completa e muito mais.

A Oracle acaba de lançar o VirtualBox 7.0. Portanto, esta é a mais nova série estável de seu software de virtualização gratuito, de código aberto e multiplataforma para sistemas GNU/Linux, Solaris, macOS e Windows. Assim, o novo VirtualBox 7.0 lançado com suporte a DXVK e inicialização segura.

Os destaques do VirtualBox 7.0 incluem:

  • suporte para máquinas virtuais totalmente criptografadas via linha de comando (incluindo os logs de configuração e estados salvos);
  • novo suporte 3D baseado em DXVK para hosts GNU/Linux, Solaris e macOS;
  • suporte Secure Boot ao usar a inicialização EFI;
  • suporte para dispositivos IOMMU (variante Intel e AMD);
  • bem como suporte para dispositivos virtuais TPM 1.2 e TPM 2.0.

A interface gráfica do usuário recebeu inúmeras mudanças no VirtualBox 7.0, incluindo suporte aprimorado a temas em sistemas GNU/Linux usando o mecanismo nativo, um novo centro de notificação onde você pode ver todas as informações sobre erros e outras funcionalidades principais, um novo widget visualizador de ajuda para mais acesse facilmente o manual de ajuda e um novo assistente de máquina virtual para integrar a instalação autônoma do sistema operacional convidado.

VirtualBox 7.0 lançado com suporte a DXVK e inicialização segura

VirtualBox 7.0 lançado com suporte a DXVK e inicialização segura.

A GUI também apresenta um novo utilitário semelhante ao “top” ou “monitor de recursos” que lista estatísticas de desempenho como uso de CPU, uso de RAM, taxa de E/S de disco etc de VMs convidadas em execução, uma nova opção para desativar o protetor de tela do host, melhor manuseio do mouse em configurações de vários monitores no X11, preferências globais retrabalhadas, configurações de máquina e assistentes, acessibilidade geral aprimorada e comportamento aprimorado da lista de máquinas virtuais.

O recurso de gravação de áudio também foi aprimorado no VirtualBox 7.0 e o OGG Vorbis agora é usado como o formato de áudio padrão para contêineres WebM em vez de Opus. Além disso, há um novo tipo de driver de host “padrão” para possibilitar a movimentação de máquinas virtuais entre plataformas diferentes sem a necessidade de alterar explicitamente o driver de áudio.

Entre outras mudanças importantes, temos:

O VirtualBox 7.0 implementa suporte inicial para atualização automática de Guest Additions para máquinas convidadas Linux, juntamente com a capacidade de aguardar a reinicialização da VM convidada ao atualizar Guest Additions via VBoxManage;

e um novo subcomando waitrunlevelno Guest Control em que é possível esperar que uma VM convidada atinja um determinado nível de execução.

A funcionalidade de redimensionamento da tela Linux Guest Additions foi renovada e agora há integração básica com os ambientes de desktop do convidado. Além disso, esta versão move os dispositivos controladores USB EHCI e XHCI para o pacote base de código aberto. Além disso, adiciona suporte experimental para depuração de convidados via GNU Debugger (GDB). Do mesmo modo, aprimora a funcionalidade de rede em nuvem, especialmente para VMs locais.

O VirtualBox 7.0 está disponível para download agora mesmo no site oficial de várias distribuições GNU/Linux. Se sua distro não estiver listada lá, recomendo usar o instalador binário universal para todas as distribuições. Além disso, após a instalação, não se esqueça de baixar e instalar o Oracle VM VirtualBox Extension Pack para uma experiência de virtualização completa.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile