SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Visual Studio Code: um editor de código versátil que você deve conhecer

Aprenda a instalar o Visual Studio no seu sistema GNU/Linux com o gerenciador de pacotes Snap

Nesta dica, você vai conhecer um método de instalação do Visual Studio Code usando um Snap como gerenciador de pacotes. Vamos lá?

Mas antes, o que é o Visual Studio?

O Microsoft Visual Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da Microsoft. A versão gratuita oferece suporte a plugins e está disponível sem nenhum custo. Ele permite que você desenvolva sites, aplicativos, aplicativos para web, aplicativos para dispositivos móveis e Web services. O Visual Studio suporta 36 linguagens de programação diferentes e permite que o editor de código e o depurador suportem praticamente qualquer linguagem de programação, desde que exista um serviço para a linguagem específica. As linguagens incorporadas incluem C, C++ e C++ / CLI, VB.NET, C#, F# (a partir do Visual Studio 2010) e TypeScript (a partir do Visual Studio 2013 Update 2). O suporte para outras linguagens, como Python, Ruby, Node.js, entre outros, está disponível através de serviços de linguagens instalados de maneira separada. Além das citadas anteriormente, a IDE suporta também XML / XSLT, HTML / XHTML, JavaScript e CSS.

Características

  • Editor de código: Suporta o destaque da sintaxe e a conclusão do código usando o IntelliSense para variáveis, funções, métodos, loops e consultas LINQ.
  • Depurador: O depurador funciona tanto como um depurador de nível de origem como um depurador de nível de máquina.
  • Designer: O editor inclui uma série de designers visuais para ajudar no desenvolvimento de aplicativos.
  • Extensibilidade: o Visual Studio permite aos desenvolvedores escrever extensões para ampliar sua capacidade.

Instalação

O Visual Studio Code Editor está disponível como pacote Snap e pode ser instalado no Ubuntu 17.10 Artful, 17.04 Zesty, 16.04 Xenial e 14.04 Trusty. Para instalá-lo no Ubuntu e derivados, abra o Terminal e execute os seguintes comandos:

sudo apt update

Instalação do padrão de empacotamento de software snap

sudo apt install snapd snapd-xdg-open

Por fim, para instalar o Software

sudo snap install --classic vscode

Caso queira desinstalar o aplicativo basta executar a sequência abaixo:

sudo snap remove vscode

Conclusão

Para saber mais sobre o Snap click no abaixo e prossiga com a leitura. Deixe nos comentários sua IDE ou editor de texto preferido, até mais!

Como Utilizar o Snap

Comentários