Visualizadores arquivos STL para impressoras 3D!

visualizadores-gratuitos-de-arquivos-stl

O método padrão para editar ou revisar um modelo 3D para impressão 3D é usar um software de CAD, como FreeCAD, SketchUp, Blender ou MeshMixer. Mas se suas necessidades são mais simples, e tudo que você quer fazer é ver o modelo 3D, então há muitas outras opções disponíveis. Você também pode conhecer alternativas gratuitas para o AutoCAD.

Além disso, também temos uma lista com os melhores sites para fazer download de arquivos STL para impressoras 3D. E mais, todos gratuitos e legais.

Um visualizador STL gratuito é uma boa maneira de examinar um modelo sem a necessidade de baixar e instalar o software de modelagem 3D que geralmente ocupa grandes espaços de seu disco rígido.

Aqui está uma seleção dos melhores visualizadores STL disponíveis atualmente. Se esquecemos de algum, nos avise pelo formulário de contato. Alguns são online e outros para instalar.

Visualizadores de arquivos STL

1. ViewSTL

ViewSTL é a maneira mais fácil e simples de visualizar seu modelo 3D. Basta visitar o site e arrastar o arquivo para o campo pontilhado. O visualizador STL gratuito permite exibir o modelo em uma de três visualizações – sombreamento plano, sombreamento suave ou wireframe – e em cores diferentes.

O ViewSTL não possui ferramentas especiais. Isso o torna muito simples de usar, mas ainda muito útil para quem quer olhar rapidamente um arquivo de modelo 3D. Além disso, você pode obter um plugin chamado “WP ViewSTL” que permite incorporá-lo no WordPress.

2. Autodesk A360 Viewer

O software especialista em modelagem 3D Autodesk oferece um visualizador STL interessante, profissional e gratuito. Após deixar o arquivo no seu navegador, o visualizador STL on-line oferece uma série de recursos interessantes. Ferramentas como zoom, girar, cortar e medir estão presentes.

3. Gmsh

Gmsh é mais que apenas um visualizador STL gratuito. É um “gerador tridimensional de malha de elementos finitos com instalações pré e pós-processamento integradas”. É distribuído sob GNU (General Public License), por isso é gratuito para você usar. Mas cuidado. Este “gerador de grade de elemento finito 3D livre com um motor CAD embutido e pós-processador” pode ser bastante complicado para iniciantes.

4. 3DViewerOnline

3DViewerOnline é outro visualizador STL gratuito e fácil de usar. A ferramenta não apenas permite que você olhe para seus arquivos de modelo 3D de graça, mas também permite compartilhá-los via e-mail ou rede social. Para aproveitar esse recurso, você precisa estar registrado no site, o que pode ser feito usando uma conta existente do Facebook, Google ou Twitter por e-mail.

Ele tem algumas opções úteis, como medir a distância entre dois pontos e escondendo ou mostrando linhas inteligentes. Os usuários registrados também podem incorporá-lo em sites.

Esses recursos são gratuitos para uma conta básica e, para recursos mais poderosos, você precisa atualizar para uma conta premium. A edição premium é livre de anúncios, você pode fazer o upload de até 100 arquivos com um único clique.

5. GLC-Player

O GLC-Player é um visualizador STL gratuito que suporta muitos tipos de arquivos 3D. Você pode ver seções transversais de seus modelos 3D e tirar fotos. A renderização é adequada, e você pode alterar a propriedade da câmera para ter uma visão precisa de ângulos diferentes. Você também pode selecionar quatro opções de sombreamento diferentes e alterar a fonte de luz.

Embora seja basicamente “apenas” uma ferramenta de visualização de modelo 3D, o GLC-Player é excessivamente complicado em algumas áreas.

Sair da versão mobile