in

Vivaldi 3.5 chega com melhorias para abas e compartilhamento de URL por QR

Veja outras características do navegador.

Vivaldi 3.5 chega com melhorias para abas e compartilhamento de URL por QR

O navegador web Vivaldi lançou a versão 3.5 e ele chega com melhorias para abas e compartilhamento de URL por QR code. Além disso, possui suporte para chaves de certificação Widevine e muito mais. O navegador está sendo feito pela equipe dos ex-desenvolvedores do Opera Presto e visa criar um navegador personalizável e funcional que preserve a privacidade dos dados do usuário.

Outros principais recursos incluem:

  • um rastreador e bloqueador de anúncios;
  • gerenciadores de notas, histórico e favoritos;
  • modo de navegação privada;
  • sincronização criptografada de ponta a ponta;
  • modo de agrupamento de guias;
  • barra lateral;
  • configurador com um grande número de configurações;
  • modo exibição de guias horizontais;
  • e também em modo de teste cliente de e-mail integrado, leitor de rss e calendário.

A interface do navegador é escrita em JavaScript usando a biblioteca React, a estrutura Node.js, Browserify e vários módulos NPM prontos para usar. As compilações do Vivaldi estão prontas para Linux, Windows, Android e macOS.

Nas versões anteriores, o projeto de código aberto distribui o código-fonte para as alterações no Chromium. Assim, a implementação da interface Vivaldi está em JavaScript, disponível em código fonte, mas sob licença proprietária.

Vivaldi 3.5 chega com melhorias para abas e compartilhamento de URL por QR

Vivaldi 3.5 chega com melhorias para abas e compartilhamento de URL por QR

Esta nova versão do navegador vem baseada no Chromium 87, com o qual Vivaldi 3.5 se beneficia do suporte para chaves de certificação Widevine, a reprodução de conteúdo de sites que utilizam DRM (Netflix,  Spotify, Prime Video,  Disney + etc.).

Outra das grandes novidades desta nova versão é em relação às abas, pois agora foi introduzida uma nova visualização da lista de abas agrupadas. Portanto, é possível optar por abrir uma página por padrão em uma nova guia em segundo plano em vez de em primeiro plano ao clicar em um link, ou clonar uma guia em segundo plano.

Além disso, o Vivaldi 3.5 adiciona um sistema de código QR para compartilhar facilmente uma URL. Esta nova função pode ser encontrada como um botão à direita da barra de endereço gera um código QR, que podemos compartilhar com um dispositivo móvel que pode abrir a URL de destino com a ajuda de um leitor de QR.

Lembre-se que esta função deve estar ativada nas opções. Assim, futuramente, outras opções permitirão que você compartilhe este código QR.

Correções e outras mudanças

Finalmente, além de algumas pequenas correções de bugs e mudanças, o Vivaldi 3.5 tem menus de contexto personalizáveis do painel Express. Além disso, há adição de atalhos de teclado aos menus de contexto.

Além disso, podemos encontrar uma nova opção para abrir links na guia de fundo por padrão, bem como a desabilitação seletiva dos serviços Google integrados no navegador e a possibilidade de poder mostrar permanentemente o botão para fechar as guias.

Por outro lado, as melhorias que podemos encontrar na versão Android do navegador são:

  • Capacidade de limpar seletivamente os dados de navegação ao sair do navegador
  • Opção para fechar todas as guias ao sair
  • Classificando notas e favoritos
  • Capacidade de desativar a transmissão IP para WebRTC.
  • Melhorias na Express Bar e na interface do navegador.

Como instalar o Vivaldi no Ubuntu?

Se você quiser experimentar este navegador, você só pode fazer isso obtendo o pacote deb que ele fornece diretamente de seu site oficial, você pode baixá-lo neste link.

Depois disso, basta instalar o programa com seu gerenciador de pacotes. Outro método é por meio do terminal.

Para isso, basta abrir o terminal e ir até a pasta em que está o arquivo. Assim, basta executar o seguinte comando:

sudo dpkg -i vivaldi*.deb

Então, para mais detalhes, acesse este link.