VLC 3.0.19 melhora suporte AV1 HDR com decodificação de software e corrige problemas no Linux

O famoso player de áudio e vídeo VLC traz a nova versão 3.0.19 que melhora suporte AV1 HDR com decodificação de software e corrige problemas no Linux. Esta versão também apresenta escalonamento de super resolução com GPUs NVIDIA e Intel.

O popular software reprodutor de mídia de código aberto VLC Media Player foi atualizado para a versão 3.0.19. Este é um lançamento que chega quase um ano após o VLC 3.0.18 com inúmeras melhorias e correções de bugs.

Os destaques da versão VLC 3.0.19 incluem:

  • suporte aprimorado a AV1 HDR com decodificação de software;
  • suporte para tags RIFF INFO para arquivos de áudio WAV;
  • e suporte aprimorado para arquivos AVI com planos de vídeo RAW invertidos;
  • renderização SSA aprimorada produzida por crunchyroll;
  • e dimensionamento de super resolução com GPUs NVIDIA e Intel;
  • Ele também melhora os carimbos de data e hora do muxing em vários formatos;
  • melhora o manuseio de capítulos MP4 muxados com FFmpeg;
  • melhora a reprodução de arquivos AVI produzidos pela QNap e alguns arquivos RealVideo antigos;
  • e implementa sinais MPRIS TrackList.

Esta versão também corrige a reprodução do YouTube, metadados espaciais GoPro MAX, fluxos HLS/TS com prefixo ID3, desvio de atualização da lista de reprodução HLS, congelamento do próximo quadro, regressão de qualidade de reprodução FLAC com tamanho de quadro variável, tratamento AAC, vídeo rawvid em NV12, visualização GOOM, bem como decodificação de hardware em D3D11 e OpenGL.

VLC 3.0.19 melhora suporte AV1 HDR com decodificação de software e corrige problemas no Linux

A lista de correções continua com uma correção para a duração em arquivos Ogg/Opus curtos e pequenos, uma correção para a sondagem de duração em alguns MP4 com informações ausentes, uma correção para um problema ao reproduzir vídeos girados em -90° e uma correção para preto problemas de tela em arquivos MP4 mal editados no Android Mediacodec.

Ele também traz melhor suporte para alguns fluxos AV1 GBRP, fluxos de super-resolução AV1 e fluxos monocromáticos AV1, melhora a abertura de arquivos no modo somente leitura e corrige vazamentos de memória ao usar as APIs libVLC media_list_player.

Para usuários do Linux, o VLC 3.0.19 corrige algumas inconsistências do MPRIS que quebravam os widgets do sistema operacional, corrige a pesquisa de senha ao usar o backend Kwallet e corrige alguns problemas de renderização com o controlador de tela cheia.

Internamente, o VLC 3.0.19 vem com componentes atualizados, incluindo FFmpeg, libvpx (para abordar CVE-2023-5217), ebml, dav1d, libass e zlib 1.2.13 (para abordar CVE-2022-37434).

Por fim, esta versão adiciona novas traduções para os idiomas birmanês, esperanto, interlíngua, laosiano, macedônio, Odia, samoano e suaíli. Você pode baixar o VLC 3.0.19 agora mesmo aqui, mas terá que compilá-lo a partir das fontes.

Fonte 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile