in

VLC 4.0 Media Player Eyeing terá nova interface e melhor suporte Wayland

VLC 4.0 Media Player Eyeing terá nova interface e melhor suporte Wayland

Há quase um ano ocorreu o lançamento do VLC 3.0. Embora essa fosse uma grande atualização para esse media player multiplataforma e de código aberto, há muito mais no horizonte. O novo VLC 4.0 Media Player Eyeing terá nova interface e melhor suporte Wayland.

O desenvolvedor líder do VLC, Jean-Baptiste Kempf, falou sobre seus planos para a versão 4.0, codinome Otto Chriek. Para o VLC 4.0, eles querem uma nova lista de reprodução, uma interface de usuário refeita, uma nova arquitetura de saída de vídeo que suporte conteúdo VR/3D e a remoção de plataformas antigas.

Eles também querem suporte para vídeo de 360 ??graus, áudio 3D, suporte para monitores montados na cabeça de desktop VR como o HTC Vive e Oculus via OpenHMD. Outro trabalho de saída de vídeo também inclui melhor suporte para faixa dinâmica alta (HDR) e uma API de filtro de vídeo.

Nova interface

O trabalho na nova interface de usuário do VLC 4.0 está progredindo. Haverá adaptações do GNOME e KDE e suporte para decorações do servidor e do cliente. Além disso, é previsto ótimo suporte para Wayland e X11. Da mesma forma, será incluído suporte para macOS, Windows etc.

Com o VLC 4.0, eles pretendem eliminar o suporte para o Windows XP/Vista. Da mesma forma, devem melhorar os requisitos do macOS, iOS e Android. Em relação ao Linux, eles pretendem exigir aceleração OpenGL para este media player. 

Mais detalhes sobre o trabalho inicial em torno do VLC 4.0 podem ser encontrados no slide deck e na gravação WebM da palestra.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Conheça alternativas ao TeamViewer para acesso remoto

Conheça alternativas ao TeamViewer para acesso remoto

DuckDuckGo ultrapassa um bilhão de pesquisas mensais

DuckDuckGo ultrapassa um bilhão de pesquisas mensais