in

Você ainda está no 4G? Japão começa a se preparar para o lançamento do 6G até 2030

Espera-se que a tecnologia 6G forneça uma velocidade 10 vezes mais rápida do que o 5G.

Samsung espera que o 6G seja lançado em 2028

Em breve, o mundo adotará o mais recente padrão de rede 5G e vários provedores de serviços estão a caminho de lançar seus cartões SIM 5G. No geral, o Japão manteve seu legado por estar um passo à frente do mundo, pois o país já começou a planejar e preparar um esboço para o lançamento da tecnologia 6G.

O Japão tem como objetivo criar uma rede 10 vezes mais rápida que a rede 5G que ainda está para ser introduzida. Juntamente com o Japão, Coreia do Sul, Finlândia e China também iniciaram suas pesquisas para o desenvolvimento de redes mais eficientes que o 5G.

Japão começa a se preparar para o lançamento do 6G

De acordo com o último relatório do Nikkei, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão decidiu estabelecer uma sociedade civil de pesquisa entre governo e civis este mês. O país investirá US$ 2,03 bilhões na pesquisa e desenvolvimento do 6G.

Espera-se que a tecnologia 6G forneça uma velocidade 10 vezes mais rápida do que o mundo testemunhará na tecnologia 5G. Ondas de alta frequência não utilizadas serão usadas na rede 6G.

Desenvolvimentos para o lançamento da tecnologia

As empresas que pretendem introduzir a tecnologia 6G no início da próxima década já iniciaram seu processo de pesquisa e desenvolvimento. Em novembro de 2019, o governo chinês também declarou que vai criar duas instituições de pesquisa e desenvolvimento para a tecnologia 6G. Várias universidades na Finlândia e algumas instituições afiliadas ao governo também iniciaram os projetos com base na pesquisa e desenvolvimento do 6G no ano passado. Além disso, a LG Electronics e a Samsung Electronics já estabeleceram seus centros de pesquisa para a tecnologia 6G na Coreia do Sul.

Você ainda está no 4G? Japão começa a se preparar para o lançamento do 6G até 2030
Espera-se que a tecnologia 6G forneça uma velocidade 10 vezes mais rápida do que o mundo testemunhará na tecnologia 5G. Imagem: Reprodução | IoT Tech Trends.

Ainda assim, espera-se que alguns provedores de serviços de rede no Japão lançem a tecnologia 5G até o final de abril de 2020. A rede 5G logo ganhará popularidade nos próximos anos, mas vários países já mudaram seu objetivo para o desenvolvimento da tecnologia 6G, que será muito mais capaz em termos de velocidade de download e upload de dados do que o 5G.

Fonte: Fossbytes