VTE do GNOME ganha melhorias para desempenho mais rápido do terminal

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O desenvolvedor do GNOME, Christian Hergert , demonstrou recentemente como os emuladores de terminal Linux têm o potencial de rodar muito mais rápido . Na época, não parecia que ele iria prosseguir com o assunto, mas mais recentemente ele começou a trabalhar na inclusão de algumas melhorias de desempenho no VTE do GNOME para uma experiência de terminal mais rápida.

O VTE do GNOME é a biblioteca de terminal virtual usada para fornecer um widget VT para aplicativos GTK.

“O terminal é certamente o aplicativo de desktop mais usado pelos desenvolvedores e as coisas mudaram no desenho de modelos ao longo dos anos. Pode haver excelentes economias de energia! Então, criei um pequeno protótipo para ver o quão mais rápido poderíamos ir sem mudanças drásticas de design e usei isso como meu guia para melhorar o desempenho do VTE.

O VTE existe desde os primeiros dias do GNOME. Isso foi tocado de alguma forma por muitos programadores que considero mais talentosos do que eu, mas talvez ainda possa melhorar as coisas!”

VTE do GNOME ganha melhorias para desempenho mais rápido do terminal

VTE do GNOME ganha melhorias para desempenho mais rápido do terminal

Hergert está usando sua recente prototipagem de terminal rápido para orientar suas melhorias no desempenho do TEV. Por sua vez, o trabalho produzirá um desempenho VTE mais rápido para uso de GTK3 e GTK4. Os resultados são bastante promissores até agora:

“Assim que o último patch chegar nesta categoria, teremos reduzido o tempo do relógio de parede para uma série de cenários comuns em sólidos 40%. Essa é uma vitória muito boa!”

Ele também está trabalhando em alguns patches para adicionar primitivas de desenho GTK4 para VTE em vez de Cairo. Por sua vez, isso reduzirá a latência de desenho para uso do GTK 4. Mais detalhes sobre o trabalho de melhoria de desempenho do TEV no blog do Hergert.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.