Vulkan 1.1.120 lançado

Fundação Raspberry Pi volta a trabalhar em um driver Vulkan

O Vulkan 1.1.120 é a atualização semanal mais recente da API gráfica Vulkan. O Vulkan 1.1.120 não traz consigo novas extensões, mas estritamente limitado a esclarecimentos/correções para funcionalidades existentes. No entanto, pelo menos há muitos problemas resolvidos pelo Vulkan 1.1.120 que tornam isso notável a esse respeito. Portanto, o  Vulkan 1.1.120 lançado.

As correções no Vulkan 1.1.120 são descritas no GitHub. A documentação mais recente da Vulkan está sempre disponível em Khronos.org.

Além do Vulkan 1.1.120 lançado, Driver AMDVLK 2019.Q3.4 Vulkan permite o otimizador atômico para Navi

O código de driver Vulkan de código aberto oficial da AMD diminuiu o ritmo de push/release de código aproximadamente semanal. Foram praticamente três semanas sem um novo lançamento. Porém, isso mudou com a disponibilidade do AMDVLK 2019.Q3.4.

Existe uma nova extensão Vulkan com o AMDVLK 2019.Q3.4 e é VK_EXT_subgroup_size_control, a extensão apresentada no mês passado com o Vulkan 1.1.116. A extensão de controle de tamanho do subgrupo permite um tamanho de subgrupo variável e um tamanho necessário; mais detalhes neste artigo anterior.

O AMDVLK 2019.Q3.4 também otimiza funções mínimas/máximas, otimiza a geração de código FP16 e possui várias otimizações atômicas. A AMD também agora habilitou seu otimizador atômico para hardware GFX10/Navi. Esta atualização de driver Vulkan de código aberto também possui algumas correções de falhas.

Mais detalhes sobre o AMDVLK 2019.Q3.4 via GitHub.

Unigine 2.9 aprimora ainda mais seus visuais impressionantes

É uma pena que não parece haver nenhuma nova adoção do Unigine como um mecanismo de jogo. No entanto, essa plataforma visualmente impressionante continua a ter muito sucesso na área de simulações industriais, plataformas de RV profissionais e áreas relacionadas. Com o Unigine 2.9, este motor gráfico amigo do Linux é ainda mais impressionante.

Em relação ao visual, o Unigine 2.9 proporcionou melhores sombras com bordas mais lisas e penumbra realista. Além disso, há também melhorias de iluminação para encontrar com o Unigine 2.9, melhor espalhamento de subsuperfície no espaço de tela, melhores efeitos de espaçamento de tela, melhor mapeamento de tom, cozimento leve baseado em voxel e outros avanços em suas capacidades visuais.


Do mesmo modo, o Unigine 2.9 possui:

Mais detalhes e várias capturas de tela de amostra do Unigine 2.9 em ação podem ser encontradas no blog de desenvolvimento do Unigine.

Sair da versão mobile