Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

21/06/2021 às 11:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Vulkan 1.2.182 lançado com algumas extensões importantes adicionadas

Vulkan 1.2.182 lançado com algumas extensões importantes adicionadas

O Vulkan 1.2.182 foi lançado e além de várias correções e esclarecimentos de documentação, existem algumas novas extensões importantes adicionadas com esta revisão. Essas extensões prometem grandes melhorias na performance do Linux, por exemplo. Assim, o Vulkan 1.2.182 tem algumas extensões notáveis ??que foram mescladas.

Vulkan 1.2.182 lançado com algumas extensões importantes adicionadas

Vulkan 1.2.182 lançado com algumas extensões importantes adicionadas
Imagem: AMD.
  • VK_EXT_acquire_drm_display – Esta extensão permite que um aplicativo assuma o controle exclusivo de uma tela usando a interface Direct Rendering Manager (DRM) no Linux. Isso pode ser útil para compositores Wayland, VR e outros propósitos;
  • VK_EXT_physical_device_drm – A extensão permite consultar propriedades DRM (Direct Rendering Manager) de dispositivos físicos. Este trabalho pode permitir a correspondência de dispositivos físicos Vulkan com nós DRM no Linux. Esta extensão pode ser útil para compositores Wayland movidos a Vulkane estava passando por uma revisão pública nos últimos meses;
  • VK_EXT_multi_draw – Suporte a vários sorteios para permitir a passagem de uma sequência inteira de sorteios diretamente para o driver. Esta extensão multi-draw foi trabalhada por Valve, NVIDIA, Intel, Igalia, AMD, Samsung e Khronos;
  • VK_HUAWEI_subpass_shading – A extensão contribuída pela Huawei permite que os aplicativos executem um pipeline de sombreamento de subpassagem em uma subpassagem de uma passagem de renderização;
  • VK_NV_ray_tracing_motion_blur – a NVIDIA contribuiu com esta extensão para rastreamento de raio, tratamento de borrões de movimento e rastreamento rápido de geometria em movimento.

A extensão Vulkan 1.2.182 está disponível em Vulkan.org.

Intel Graphics Compiler 1.0.7683 é fornecido com muitas mudanças

Na semana passada, a Intel lançou uma grande atualização para seu Intel Graphics Compiler de código aberto “IGC” que é usado atualmente pelo driver do Windows, pela pilha de computação do Linux e, potencialmente, pelos drivers gráficos do Linux daqui para frente.

A atualização Intel IGC 1.0.7683 tem dezenas de mudanças, incluindo alguns itens notáveis ??para esta atualização de código aberto de rotina.

Entre os itens ??do log de mudanças IGC 1.0.7683 estão:

  • a adição de uma passagem de combinador vetorial, suporte de plataforma XeHP para o Intel Graphics Analyzer (IGA);
  • a finalização do código aberto DG1 para o back-end VC para computação vetorial;
  • Habilitando o uso do lldELF e muito mais. 

Além disso, adicionar o suporte XeHP ao IGA sozinho foi uma grande mudança, com mais de quarenta mil linhas de código alteradas.

É uma atualização bastante robusta para este compilador gráfico baseado em LLVM para hardware Intel. A lista completa de alterações para IGC 1.0.7683 pode ser encontrada no GitHub. Lá você terá acesso a todos os itens corrigidos e melhorias implementadas. Do mesmo modo, poderá baixar arquivos para instalação.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.