Vulkan 1.3.240 traz nova extensão para ajudar na compatibilidade com DirectX Ray Tracing

Vulkan 1.3.240 traz nova extensão para ajudar na compatibilidade com DirectX Ray Tracing.

Após as férias de Natal de um mês , o grupo de trabalho da API Vulkan voltou a realizar atualizações semanais (-ish) para a especificação Vulkan. Saiu esta manhã o Vulkan 1.3.240 que traz uma nova extensão, além de uma série de esclarecimentos e correções ao documento. Vulkan 1.3.240 traz nova extensão para ajudar na compatibilidade com DirectX Ray Tracing.

Vulkan 1.3.240 tem um punhado de correções, mas tornando a atualização de especificações desta semana mais notável é a nova extensão: VK_EXT_pipeline_library_group_handles. 

A extensão VK_EXT_pipeline_library_group_handles para melhorar o uso de bibliotecas de pipeline foi liderada por Hans-Kristian Arntzen, da Valve, conhecido por seu trabalho no VKD3D-Proton, bem como por engenheiros da AMD, Igalia, Intel e NVIDIA.

Vulkan 1.3.240 traz nova extensão para ajudar na compatibilidade com DirectX Ray Tracing

A principal conclusão para usuários finais/jogadores com a nova extensão VK_EXT_pipeline_library_group_handles é que ela é útil para aprimorar a compatibilidade DirectX Ray-Tracing (DXR), como por VKD3D-Proton para oferecer suporte a jogos DXR sobre Vulkan. 

A nova extensão também pode ser útil para implementações de rastreamento de raios Vulkan em geral. A especificação VK_EXT_pipeline_library_group_handles resume a extensão como:

Ao usar bibliotecas de pipeline em pipelines de rastreamento de raios, uma biblioteca pode ser vinculada a diferentes pipelines de maneira incremental. Um aplicativo pode ter uma estratégia em que um pipeline de rastreamento de raios é composto por N bibliotecas de pipeline e é posteriormente aumentado criando um novo pipeline com Bibliotecas N + 1. Sem essa extensão, todos os identificadores de grupo devem ser consultados novamente, pois o identificador de grupo está vinculado ao pipeline, não à biblioteca. Isso é problemático para aplicativos que visam desacoplar a construção de buffers de registro e a vinculação do traçado de raios pipelines.Para ajudar nisso, esta extensão permite suporte para consulta de identificadores de grupo diretamente de bibliotecas de pipeline. Identificadores de grupo obtidos de uma biblioteca devem: permanecer bit a bit idênticos em qualquer sname:VkPipeline vinculado à biblioteca.Com esse recurso, a extensão também melhora a compatibilidade com DXR 1.1 AddToStateObject(), que garante que os identificadores de grupo retornados permaneçam idênticos bit a bit entre os pipelines pai e filho. Além disso, a consulta de identificadores de grupo de objetos COLLECTION também é compatível com essa API.

Assim, em pouco tempo, provavelmente encontraremos o VKD3D-Proton começando a fazer uso opcional da extensão VK_EXT_pipeline_library_group_handles.A especificação Vulkan 1.3.240 mais recente está disponível em Vulkan.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile