Vulkan 1.3.274 tem extensões de codificação de vídeo promovidas

Claylson Martins
2 minutos de leitura

Vulkan 1.3.274 tem extensões de codificação de vídeo promovidas. Como provavelmente será a última atualização de especificação da API Vulkan antes do Natal, o Vulkan 1.3.274 foi lançado hoje com as extensões de codificação de vídeo Vulkan promovidas, além de adicionar algumas outras novas extensões como um belo presente de final de ano.

Primeiro, as extensões Vulkan Video Encode de VK_KHR_video_encode_queue, VK_KHR_video_encode_h264 e VK_KHR_video_encode_h265 agora são oficiais! Eles são promovidos de sua categoria “provisória” status agora firmado e considerado pronto para adoção.

VK_KHR_video_maintenance1 também foi publicado hoje com esta atualização de especificação Vulkan como uma coleção de recursos secundários de codificação de vídeo. VK_KHR_video_maintenance1 permite a criação de buffers que podem ser usados ??em operações de codificação de vídeo independentes do perfil de vídeo usado, suporte para criação de imagens que podem ser usadas como saída de decodificação ou codificação de imagens de entrada independente do perfil de vídeo usado, e permite especificar consultas usadas por vídeo operações de codificação como parte dos parâmetros de comando de codificação de vídeo. Contribuições da AMD, Intel, NVIDIA e outros foram destinadas a esta extensão de manutenção.

Vulkan 1.3.274 tem extensões de codificação de vídeo promovidas

Vulkan 1.3.274 tem extensões de codificação de vídeo promovidas

Para aqueles interessados ??na codificação de vídeo Vulkan com o software de código aberto Radeon Vulkan “RADV” driver, há uma ramificação Mesa disponível mas esperamos que ela seja mesclada em breve, agora que as extensões de codificação de vídeo H.264/H.265 não são mais provisórias.

Vulkan 1.3.274 também introduz a extensão VK_KHR_maintenance6 como um conjunto de recursos secundários. Nada muito interessante, mas apresenta contribuições de Mike Blumenkrantz (Zink) da Valve, AMD, Nintendo, Khronos, Samsung, Imagination e NVIDIA.

A outra extensão recém-publicada é a extensão do fornecedor NVIDIA VK_NV_per_stage_descriptor_set para adicionar um novo sinalizador de criação de layout de conjunto de descritores que permite que ligações em um conjunto de descritores tenham escopo definido para cada estágio de sombreador.

Mais detalhes sobre todas as alterações do Vulkan 1.3.274 em Vulkan-Docs no GitHub.

TAGGED:
SOURCES:Phoronix
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.