Take a fresh look at your lifestyle.

Wayland é um desastre!

Uma discussão na lista do Fedora começou sobre o Wayland e parece que não vai terminar!

O Wayland vem sendo comentado e criticado nos últimos anos, muitos considera-o o substituto do Xorg, outros não querem nem saber do Wayland. Mas, antes de entrarmos no mérito do tema, é preciso explicar um pouco sobre o Wayland, nós fizemos um artigo onde explicamos o que é o Wayland, Weston no Linux, isso vai ajudar você a entender melhor o assunto de hoje.

Tudo começou no dia 20 de janeiro de 2018, quando um e-mail carregado de informação, opinião e crítica construtiva chegou a lista de desenvolvimento do Fedora, e até hoje penúltimo dia de janeiro, a discussão ainda rola e parece que mais pessoas concordam que o Wayland é um desastre.

O e-mail foi enviado por Les H, que pelo o que entendemos é um profissional de TI e que trabalha com várias plataformas. Bom, vamos ao e-mail enviado a lista do Fedora, usamos uma tradução livre, confira-o abaixo:

Oi pessoal, desculpem, mas Wayland é um desastre para mim. Eu trabalho com muitas plataformas de software diferentes, e as coisas simplesmente não estão funcionando bem. E neste tipo de trabalho é a pior condição que alguém pode ter.Minha nova placa de vídeo não funcionará com o Wayland, meu software Pixycam não funcionará com o Wayland, alguns outros gráficos mudaram de cores ou resolverão não funcionar com o Wayland, e encontrar produtos de terceiros compatíveis, já é bastante difícil no Linux e agora é praticamente impossível.

Os produtos compatíveis com a Web funcionam, como o MPLABX do microchip, mas ocasionalmente falham. Gscheme falha aleatoriamente, e há outros que eu não testei recentemente, mas que eu espero ter problemas com suporte. A ideia da mudança para o Wayland deve ter sido conduzida por alguém que realmente não usa o sistema.

Eu tentei começar como um o Xorg, e de alguma forma parece ter menos problemas nas questões semelhantes. Então, se é o Wayland ou o novo driver gráfico, não sei, mas para o meu trabalho não esta sendo um bom negócio, eu posso mudar as distribuições, e se essa é a única solução, tudo bem, mas isso não é contraditório com a ideia de ajudar a melhorar o sistema operacional escolhido? Eu esperava que todas essas questões ameaçadoras fossem resolvidas neste momento.

Mas não há sinal de melhoria. Pior, não estou fazendo minhas coisas. Eu sou apenas um usuário, mas isso também não afeta seus usuários mais profissionais?

Les H Usuário do Fedora e profissional de TI

De imediato alguém disse ao Les que isso não é um problema a ser tratado na lista de desenvolvimento, que teria que ser tratado com a equipe de suporte ao Fedora, e que ele deveria buscar ajuda nos canais públicos como IRC ou Ask.

E aí começou a guerra, no dia seguinte um outro usuário chamado de Graham falou que discorda e que este problema merece ser tratado pela equipe de desenvolvimento, pois é um problema de interesse geral. Com isso, entendemos que há muitos problemas que não foram corrigidos e que muita gente tem buscado os fóruns não só do Fedora, mas de outras distribuições para relatar suas frustrações com o Fedora.

O Francesco que é um usuário bem ativo no mundo Fedora, entrou na discussão e disse claramente que boa parte das reclamações e pedido de suporte que vem recebendo estão ligadas direta ou indiretamente ao Wayland. As falham vão de simples problemas com aplicativos populares como Audacity, Pitivi e até Steam, e vai até o ambiente GNOME em especial o GDM.

Com toda certeza, o Wayland ainda esta verde e pode causar grandes problemas ao usuários, em especial os iniciantes que podem acreditar que é um problema sem solução e assim desistirem de usar as distribuições GNU/Linux, e também aos profissionais que precisam do sistema funcional para desempenhar suas atividades.

Recentemente anunciamos aqui que o Ubuntu 18.04 LTS virá com o Xorg como padrão, e o Wayland como segunda opção. Certamente, todas as decisões junto ao Ubuntu pode ter sido baseado nas reclamações em seus canais de suporte.

Até o momento, o usuário que abriu a discussão ainda não teve seus problemas resolvidos, ainda há trocas de e-mails e relatórios e nenhuma posição final foi dada. Então, por hora, se você for usar qualquer distribuição GNU/Linux evite o Wayland, ou pode ter sérios problemas de travamentos no sistema. Assim que o caso for resolvido atualizaremos o post.

Comentários