Western Digital desenvolve um novo sistema de arquivos Linux: Zonefs

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

A Western Digital tem contribuído muito mais com o kernel Linux nos últimos anos, desde os bits da arquitetura RISC-V até os aprimoramentos de armazenamento. O código mais recente em que eles estão trabalhando nas últimas semanas é um novo sistema de arquivos Linux chamado de Zonefs. A nova cria da empresa não se destina a ser um sistema de arquivos de uso geral para competir com EXT4, Btrfs, XFS e ZFS no Linux.

O que é exatamente o Zonefs que a Western Digital desenvolve como um novo sistema de arquivos Linux?

Este novo sistema de arquivos, o Zonefs, é para casos de uso especiais e é executado em dispositivos de bloco com zonas. O Zonefs expõe cada zona de um dispositivo de bloco como um arquivo. Assim, ele faz a comparação com os sistemas de arquivos tradicionais ou poderá ser usado como o suporte ao dispositivo de bloco ‘zonado’. É exposto por meio de F2FS e em unidades de disco SMR (Shingled Magnetic Recording) gerenciadas por host ou com reconhecimento de host.

Damien Le Moal, da Western Digital, descreve o Zonefs como

O zonefs não é um sistema de arquivos compatível com POSIX.

Seu objetivo é simplificar a implementação do suporte a dispositivos de bloco de zonas em aplicativos, substituindo os acessos de arquivo de dispositivo de bloco bruto por uma API baseada em arquivo mais rica. Assim, evita a dependência de ioctls de arquivo de dispositivo de bloco direto que podem ser mais obscuros para os desenvolvedores.

Um exemplo dessa abordagem é a implementação de estruturas de árvore LSM (mesclagem estruturada em log) (como usada no RocksDB e LevelDB) em dispositivos de bloco zoneados, permitindo que o SSTables seja armazenado em um arquivo de zona de maneira semelhante a um sistema de arquivos comum, e não como uma variedade de setores de um dispositivo com zonas. A introdução da construção de nível superior “um arquivo é uma zona” pode ajudar a reduzir a quantidade de alterações necessárias no aplicativo e, ao mesmo tempo, permitir o uso de dispositivos de bloco zoneados com várias linguagens de programação diferentes de C.

Investimento

A Western Digital tem investido muito em armazenamento em zonas para permitir dispositivos econômicos de maior capacidade. Mais informações sobre o armazenamento em zonas podem ser encontradas no blog da Western Digital.

Da mesma forma, o sistema de arquivos Zonefs proposto está chegando a apenas cerca de mil e quinhentas linhas de novo código. Assim, não é um sistema de arquivos completo, mas apenas uma implementação especializada para melhor expor o armazenamento em zonas. Portanto a Western Digital desenvolve um novo sistema de arquivos Linux chamado Zonefs.

Fonte: Phoronix

Share This Article
Sair da versão mobile