Weston 11.0 Alpha lançado com muitas melhorias para este compositor Wayland

Veja as novidades que devem fazer parte da nova versão.

O Weston 11.0 Alpha foi lançado como o mais novo marco de recursos para este compositor Wayland de referência que teve um grande aumento na atividade de desenvolvimento este ano. Assim, o Weston 11.0 Alpha lançado com muitas melhorias para este compositor Wayland.

Desde o lançamento do Weston 10.0 em fevereiro, o Weston viu um monte de novos recursos, correções e melhorias mais básicas para este compositor Wayland de referência. 

Weston 11.0 Alpha lançado com muitas melhorias para este compositor Wayland

Ao analisar o longo registro de alterações do Weston 11.0 Alpha, alguns dos destaques incluem:

  • Muitas correções e melhorias no back-end de DRM;
  • O back-end RDP da Weston agora permite especificar um descritor de arquivo de ouvinte a partir da linha de comando. O back-end RDP agora também possui suporte a áudio, entre muitas outras melhorias;
  • Inúmeras melhorias no renderizador OpenGL;
  • Eliminando o suporte ao systemd-logind, removendo os lançadores alternativos e outras alterações;
  • XWayland agora tem sua própria sessão;
  • XWayland com Weston finalmente suporta a minimização de janelas! Engraçado, essa mudança foi co-autoria de vários engenheiros da Microsoft.
Os engenheiros da Microsoft foram coautores do suporte de mimimização de janela XWayland para Weston. O WSLg da Microsoft aproveita Weston e, portanto, por que a Microsoft vem fazendo contribuições no espaço Wayland.
  • As mudanças necessárias em torno do suporte de cabeças e saídas heterogêneas;
  • Muitas outras correções de bugs e melhorias.

O log de alterações completo do Weston 11.0 Alpha pode ser encontrado em Wayland-devel.

O plano é ter um Weston 11.0 Beta em cerca de duas semanas, o Weston 11.0 RC1 no início de setembro e realizar a versão estável oficial do Weston 11.0 em meados de setembro.

Compositor Weston 10.0 vem com feedback DMA-BUF e suporte Libseat

O Weston 10.0 é a mais nova atualização estável de recursos do compositor de referência do Wayland. Ele geralmente funciona como um espaço para testes. Desta vez, o compositor Weston 10.0 vem com feedback DMA-BUF e suporte Libseat e, além disso, apresenta recursos importantes para o Wayland.

O mais importante desta versão é que agora há o suporte de feedback Weston 10.0 DMA-BUF. Assim, ele veio para permitir a digitalização direta de cópia zero em mais situações, como configurações de laptop híbridas/multi-GPU. Outros compositores Wayland também foram rápidos em oferecer suporte à extensão de feedback DMA-BUF.

O suporte Libseat agora faz parte do Weston 10.0 e substituirá todos os outros códigos de assento/iniciador em uma versão futura. A Libseat fornece seat back-ends, (e)logind e diretos. Em última análise, tudo se resume a uma biblioteca de gerenciamento de seat e ao seatd daemon. Esse recurso funciona no Linux e no FreeBSD (melhorando assim o suporte BSD do Weston em comparação com as alternativas específicas do Linux) para lidar com dispositivos gráficos/de entrada como usuários não root. Mais detalhes sobre libseat estão disponíveis através do projeto seatd.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile