Weston 13.0 da Wayland lançado com suporte multi-backend e resultados sobrepostos

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O novo Weston 13.0 da Wayland lançado com suporte multi-backend e resultados sobrepostos. Então, o Weston 13.0 foi lançado como a última grande atualização para este compositor Wayland de referência que atrai vários recursos experimentais e outras inovações à medida que os desenvolvedores experimentam no mundo pós-X11.

Weston 13.0 é um lançamento de recurso interessante com suporte para vários back-ends funcionando simultaneamente, suporte de renderizador OpenGL para mais back-ends, manuseio aprimorado de tela inteira no shell do quiosque Weston e suporte para saídas sobrepostas.

Destaques desta versão:

  • suporte a vários backends permitindo carregar vários backends, vnc, rdp, pipewire são backends secundários
  • backend-vnc, backend-pipewire e backend-rdp: suporte ao renderizador GL
  • manuseio aprimorado de tela cheia no quiosque-shell que permite xwayland tipo de superfície seja em tela cheia
  • suporte para saídas sobrepostas, o que permite colocar vistas em planos quando elas são exibidas em múltiplas saídas”.

Weston 13.0 da Wayland lançado com suporte multi-backend e resultados sobrepostos

Weston 13.0 da Wayland lançado com suporte multi-backend e resultados sobrepostos

Weston 13.0 também tem várias mudanças internas, alterações de API e descarta o suporte de login do iniciador em sua totalidade. Weston 13.0 também adiciona redimensionamento de saída VNC, retrabalho no tratamento de coordenadas 2D, suporte para formatos P010/P012/P016 no código OpenGL e outras alterações.

Mais detalhes sobre o lançamento do Weston 13.0 por meio do anúncio de lançamento.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.