Weston 9.0 de Wayland lança versão Alpha

Wayland 1.19 lançado com pequenas atualizações e correções de protocolo

Os preparativos para o lançamento do Weston 9.0 estão em andamento. Pelo menos em comparação com os planos de lançamento originais do Weston 9.0, esse compositor de Wayland está atrasado cerca de um mês em relação a esses planos. No entanto, de qualquer forma, o lançamento está agora chegando de fato.

Na quinta-feira, pouco depois da fusão do shell do kiosk Weston/fullscreen, o Weston 9.0 Alpha foi marcado para fazer avançar o processo de lançamento. Simor Ser está novamente atuando como gerenciador de lançamento deste novo projeto.

Além do novo Kiosk shell, o Weston 9.0 também está trazendo melhorias na infraestrutura de teste, suporte à propriedade de orientação do painel DRM e uma variedade de outras pequenas correções e melhorias. O suporte aprimorado a testes vem por meio da reengenharia do equipamento de teste e do suporte a testes DRM e OpenGL, entre outros casos relevantes para esse compositor Wayland.

Mais detalhes sobre o Weston 9.0 Alpha através do anúncio da lista de discussão. Dependendo do andamento da versão 9.0, o Weston 9.0.0 deve finalmente estrear em setembro.

Weston Compositor Wayland apresenta Kiosk/Fullscreen Shell

Embora já exista o shell de tela cheia do kiosk Cage, assim como o Mir Kiosk Shell do Ubuntu, o compositor de referência Weston da Wayland agora tem sua própria implementação.

O desenvolvedor de gráficos da Collabora Alexandros Frantzis contribuiu com “kiosk-shell” para Weston, compositor de referência oficial de Wayland. O Kiosk Shell é um shell de tela cheia para aplicativos que utilizam o protocolo XDG-Shell.

O Weston Kiosk-shell é destinado a usos incorporados e outros onde é apenas um aplicativo ou surface executando a tela cheia. Os diálogos podem ser movidos e não maximizados, porém, o redimensionamento não é suportado por este shell.

O kiosk-shell tem apenas duas mil linhas de código e pode ser encontrado no Weston Git.

Isso trata de um ticket de problema aberto nos últimos dez meses por Daniel Stone, também do Collabora, por fornecer um plug-in de shell destinado a um aplicativo único. Esse shell também serve como um exemplo do gerenciamento de janelas da Weston.

Sair da versão mobile