WhatsApp está testando um novo recurso de pesquisa que ajudará os usuários a combater notícias falsas

Imagem: Android Authority

Atualmente, o WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso para ajudar a combater a disseminação de informações erradas e notícias falsas. De acordo com o site WABetaInfo, o código que indica essa adição em potencial apareceu pela primeira vez no aplicativo há cerca de um ano e desde então teve um desenvolvimento adicional na versão beta 2.20.94.

WhatsApp está testando um novo recurso para combater notícias falsas

O recurso permitirá que os usuários pesquisem diretamente na internet o conteúdo das mensagens encaminhadas para verificar sua validade. Parece que o aplicativo adicionará um ícone de pesquisa ao lado dessas mensagens e, quando os usuários clicarem nesse ícone, o aplicativo exibirá uma caixa de diálogo perguntando se eles gostariam de verificar o conteúdo via Google. Se o usuário tocar em Pesquisar na web, ele colará a mensagem na íntegra na Pesquisa do Google para ajudar a verificar a credibilidade das informações.

Imagem: Reprodução | Android Authority.
Imagem: Reprodução | Android Authority.

Embora essa funcionalidade possa parecer diferente quando for publicada, a empresa confirmou que lançará pelo menos algo semelhante em algum momento no futuro.

Um porta-voz do WhatsApp disse ao site TechCrunch:

Estamos trabalhando em novos recursos para ajudar os usuários a descobrir mais informações sobre as mensagens que recebem e que foram encaminhadas várias vezes. Esse recurso está atualmente em teste e esperamos lançá-lo em breve.

Dessa maneira, dada a atual pandemia de coronavírus, esse pode ser um dos melhores momentos para a empresa de propriedade do Facebook lançar esse recurso. Há muitas informações erradas sobre o vírus e a doença que ele causa — a COVID-19 — sendo espalhadas, e essa funcionalidade de pesquisa pode ajudar a filtrar isso. Por fim, isso também será uma ferramenta útil no combate à desinformação em todos os tipos de tópicos, incluindo políticas nacionais e globais.

Fonte: Android Authority

Leia mais:

WhatsApp luta para permanecer online devido ao aumento da demanda

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile