in

WhatsApp está usando códigos QR para iniciar bate-papos entre marcas e clientes

O aplicativo está presente em 99% de todos os smartphones do Brasil.

O serviço de mensagens do Facebook, o WhatsApp, introduziu dois novos recursos destinados a ajudar as empresas a manter contato com os clientes e a mostrar seus produtos com facilidade. O primeiro recurso do WhatsApp permite que os clientes iniciem um bate-papo com marcas digitalizando um códigos QR; o código é exibido por uma empresa em sua loja, embalagem do produto ou recibo.

O código QR abrirá um bate-papo, com uma opção para as empresas criarem uma mensagem pré-preenchida quando a conversa for iniciada. Em suma, isso substituirá o processo anterior que exigia que as pessoas adicionassem um número WhatsApp de uma empresa aos seus contatos, um número por vez.

WhatsApp está usando códigos QR para iniciar bate-papos entre marcas e clientes

Além disso, o WhatsApp introduziu uma função para permitir que as empresas compartilhem seus catálogos e produtos individuais como links através do recurso QR Code em sites, Facebook, Instagram e em outros lugares.

WhatsApp está usando códigos QR para iniciar bate-papos entre marcas e clientes
O aplicativo está presente em 99% de todos os smartphones do país.

A empresa disse:

Os catálogos permitem que as empresas mostrem os bens ou serviços que oferecem, o que pode ajudar a fechar as vendas.

Desde o lançamento do ano passado, os catálogos se tornaram uma maneira popular de as pessoas se envolverem com um negócio no WhatsApp. De fato, mais de 40 milhões de pessoas veem um catálogo de negócios no WhatsApp todos os meses.

Ambos os recursos estão disponíveis para empresas em todo o mundo usando o aplicativo WhatsApp Business ou a API WhatsApp Business. Atualmente, existem mais de 50 milhões de usuários do aplicativo WhatsApp Business.

No início deste ano, uma pesquisa descobriu como a maioria dos consumidores no Brasil optou por interagir com as marcas via WhatsApp. O aplicativo está presente em 99% de todos os smartphones do país, de acordo com um estudo.

Cerca de 77% dos usuários do WhatsApp no Brasil se comunicam com as empresas por meio do aplicativo para fazer perguntas e solicitar informações adicionais sobre ofertas comerciais. Cerca de 65% dos entrevistados desejam obter suporte técnico por meio do aplicativo, enquanto 61% desejam receber ofertas e descontos especiais.

Fonte: ZDNET