in

WhatsApp limitará o encaminhamento de mensagens virais para um grupo por vez

As mensagens podem ser espalhadas como incêndios, convencendo as pessoas a tratar teorias da conspiração e charlatanismo médico como fatos.

Malware WolfRAT visa Facebook Messenger e WhatsApp em dispositivos Android
Para roubar dados, ele começa a fazer capturas de tela sempre que esses aplicativos estão abertos. Imagem: Android Authority.

O Facebook tem um histórico de contratempos relacionados ao exercício de controle deficiente sobre as informações divulgadas em suas plataformas. Agora que o WhatsApp usa criptografia de ponta a ponta, encontrou um novo problema: a empresa não pode ver o que as pessoas encaminham umas às outras em bate-papos, permitindo que as informações erradas se tornem virais e voem sob o radar. Por isso, o WhatsApp limitará o encaminhamento de mensagens virais para um grupo por vez.

WhatsApp limitará o encaminhamento de mensagens virais

Os aplicativos de mensagens com a escala do Messenger e do WhatsApp são as plataformas de escolha para atores mal-intencionados que procuram espalhar informações erradas sobre a COVID-19. As mensagens podem ser encaminhadas e espalhadas como incêndios, convencendo as pessoas a tratar teorias da conspiração e charlatanismo médico como fatos.

No Reino Unido, várias torres 5G foram incendiadas como resultado direto de pessoas vítimas de desinformação. Além disso, houve um aumento estimado de mais de 40% no uso de WhatsApp, Facebook e Instagram desde o início da pandemia de coronavírus.

Assim, o Facebook introduziu uma política mais restritiva no encaminhamento de mensagens, numa tentativa de limitar a capacidade das pessoas de espalhar notícias falsas e teorias da conspiração. A maneira como funciona é: depois de receber uma mensagem que foi encaminhada mais de cinco vezes, você só poderá encaminhá-la por conta própria para um bate-papo de cada vez.

WhatsApp limitará o encaminhamento de mensagens virais para um grupo por vez
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Atrito suficiente para impedir conteúdo prejudicial

Você poderá reconhecer essas mensagens facilmente, pois elas serão marcadas com um ícone de seta dupla. Se você vir essa mensagem, a melhor coisa que você pode fazer por si e por todos os outros é verificá-la antes de enviá-la a outras pessoas. Além disso, você pode usar um bot fabricado pela Organização Mundial de Saúde para obter acesso fácil a informações cuidadosamente examinadas pelos profissionais de saúde.

Conforme observado pelo Facebook, a nova política não impedirá as pessoas de espalhar mensagens virais. Isso ocorre porque as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Portanto, a empresa não consegue implementar uma proibição total de conteúdo específico.

A decisão atual de restringir a capacidade de todos de encaminhar mensagens atinge um equilíbrio entre permitir que as pessoas se conectem em particular e adicionar atrito suficiente para impedir que conteúdo prejudicial se torne viral o mais rápido possível.

Fonte: Tech Spot

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Tails 4.5 Anonymous OS lançado com suporte de inicialização segura

Tails 4.5 Anonymous OS lançado com suporte de inicialização segura

Como sincronizar o Microsoft OneDrive no Linux

Como sincronizar o Microsoft OneDrive no Linux