Notícias

22/10/2021 às 08:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

WhatsApp testa reformulação do modo picture-in-picture

O novo modo só funciona com links de redes sociais da empresa e com o YouTube

WhatsApp testa reformulação do modo picture-in-picture

Mesmo com tantos “deslizes”, o WhatsApp ainda é o aplicativo de mensagens mais usado no mundo inteiro. O aplicativo é de propriedade do Facebook e, a empresa se esforça para manter todos as suas redes sociais integradas. O WhatsApp possui um modo picture-in-picture que permite a você reproduzir vídeos compartilhados do Instagram, Facebook e YouTube sem sair das conversas.


O recurso que de exibição em modo picture-in-picture (PiP) é muito útil, já que permite a abertura completa de links para visualizar rapidamente algum conteúdo, por exemplo, sem sair da plataforma. Agora, o WhatsApp está testando uma reformulação da interface do PiP, mas não parece uma grande mudança.

A informação do redesenho do recurso vem do WABetaInfo e agora está sendo lançada para pessoas na última versão beta do WhatsApp (2.21.22.3). O modo picture-in-picture redesenhado agora apresenta controles de vídeo em uma barra inferior logo abaixo do feed de vídeo. Anteriormente, esses controles eram sobrepostos ao feed de vídeo em si, de maneira semelhante a como funciona a imagem em imagem integrada do Android.

WhatsApp redesenha o modo picture-in-picture

Na imagem abaixo mostra o redesenho testado pelo WhatsApp. À esquerda, o recurso atual. À direita, o recurso em teste.:

whatsapp-testa-reformulacao-do-modo-picture-in-picture
Imagem: AndroidPolice

Você pode ver na imagem acima, que a diferença entre o design antigo e o novo não está realmente ganhando nenhuma nova funcionalidade. Dessa forma, parece mais uma mudança simplesmente para não manter as coisas estáticas.

A única mudança funcional real em comparação com o design anterior é que os botões agora têm seu próprio estado e estão sempre visíveis. Com a versão antiga, você precisa tocar no vídeo para fazer com que esses botões sejam exibidos, e eles desaparecem depois de um tempo. Assim, com esse redesenho, os botões ganham seu próprio espaço, o que significa que você sempre os terá ao seu alcance.

Assim como anteriormente, as mesmas limitações de fonte ainda se aplicam, ou seja, você pode usar o modo picture-in-picture apenas para vídeos do YouTube, Instagram e Facebook, bem como ShareChat e Streamable.

Além disso, vale lembrar que o recurso também funciona para chamadas de vídeo. Quem sabe, no futuro, a empresa estenda o recurso para os vídeos da própria plataforma. Bom, isso seria muito bom!

Infelizmente, essa alteração no modo picture-in-picture não está atualmente disponível na versão estável do WhatsApp. No entanto, você pode baixar o beta na Google Play Store ou baixar o APK para usá-lo antes dos demais usuários do mensageiro do Facebook.

Via: AndroidPolice

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.